Colunas

Pra não dizer que não falei das flores

Publicado em: 22/10/2018

Nesta época, também, o calendário marca o Dia do Professor. E mesmo nessa profissão tão nobre, quase nada são flores, nem agora, na primavera. Os mestres, outrora respeitados e quase endeusados, hoje sofrem dos seus “inocentes pupilos” ameaça e agres.


Nesta época do ano, há um colorido novo no ar. Os casacos voltam para o armário e as cores da natureza tomam conta do cenário e passam a ditar a moda e o comportamento das pessoas. As conversas ficam mais leves e os sorrisos ficam mais fáceis. Chegou a Primavera.

Mas como nem tudo são flores, na caminhada matinal é bom não respirar muito fundo porque junto com o CO2, produzido pelos motores dos carros, também estamos inalando outro veneno que pega carona com o vento e viaja até nossos pulmões. Claro que nesse coquetel, ainda há um pouco de oxigênio, até porque respirar é preciso. Então, não deixe de caminhar, pelo bem do seu coração e dos seus joelhos também. E isso vale pra todas as épocas do ano.

Não fosse trágica, essa prática seria cômica, diante de tal inversão de valores: envenenamos nossas culturas para produzir mais; matamos nossas fontes de oxigênio para abrir mais fábricas de gases nocivos ao ser humano, à fauna e à flora. Isso é algo a ser estudado.

Nesta época do ano, os ipês também estão floridos e embaixo de suas árvores formam-se lindos tapetes de pétalas roxas e amarelas. Eu nunca tenho coragem de pisar nelas para não estragar. Mas, mesmo nesses tapetes, nem tudo são flores. Neles há também pontas de cigarro, tampinhas de garrafa de plástico e de metal, dentre outras coisas que não são pétalas de flor. Nunca é demais lembrar que lixo e resíduos sólidos recicláveis têm lugar certo, independente da estação do ano. 

Nesta época também, o calendário marca o Dia do Professor. E mesmo nessa profissão tão nobre, quase nada são flores, nem agora, na primavera. Os mestres, outrora respeitados e quase endeusados, hoje sofrem dos seus “inocentes pupilos” ameaça e agressão física, moral e psicológica. Isso nada tem a ver com educação, ao contrário, tem a ver com tudo, menos com educação. A todos os nossos professores, a nossa gratidão e as flores mais lindas que a estação puder oferecer. Um pouco antes do Dia do Professor, é comemorado o Dia da Criança. E isso é reconfortante porque, se há criança, ainda há esperança para todos os dias de todas as estações do ano.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!