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A importância do alinhamento entre execução da estratégia e o planejamento estratégico

Publicado em: 18/03/2020

Empresa sem foco e sem planejamento é empresa suicida. A partir deste mês, a Revista Aldeia traz um encarte com a temática gestão de empresas. Nesta primeira edição, a CEO da Resultados Previsíveis, Pamela Krüger, dá a dica!

O que é o planejamento estratégico?
Planejar os próximos passos de acordo com o objetivo da empresa. A longo prazo, focar onde a empresa quer chegar, envolvendo principalmente aspectos intangíveis.

Por que fazer um planejamento estratégico?
Precisamos planejar antes de executar e esperar pelos resultados. Se não sabemos onde queremos chegar, qualquer caminho servirá, assim como qualquer resultado.

Quais os processos que envolvem este caminho?
O que faremos, como faremos e em quanto tempo faremos.

Entre a execução da estratégia e o planejamento estratégico, o que não pode ser esquecido?
Foco, alinhamento e acompanhamento.

Existem metodologias específicas?
Existem várias! Por exemplo, para o planejamento: Matriz Swot, Business Model Canvas, Balanced Score Card, dentre outras. E para execução, cito apenas o OKR, porque além de permitir a execução, possibilita também o planejamento.

É necessário mudar o mindset da empresa? Dos sócios?
Mindset sempre voltado para o crescimento. Sempre longe de qualquer zona de conforto! Se os sócios e o time não tiverem essa postura, sim, precisa.

Como criar uma cultura colaborativa e empreendedora?
Começar sempre de cima para baixo. Promovendo sempre momentos de troca de conhecimento e então, dando responsabilidade e autonomia para o time. Por exemplo, trazer o time para fazer parte do planejamento estratégico!

Empresa sem foco e sem planejamento é empresa suicida?
Certamente! Mesmo que tudo pareça estar dando certo sem planejamento, imagine os resultados que virão se a empresa planejar, executar e acompanhar.



AS 10 CARACTERÍSTICAS DO 
EMPREENDEDOR DE SUCESSO 


1.    Busca de oportunidades e iniciativa
2.    Persistência
3.    Correr riscos calculados
4.    Exigência de qualidade e eficiência
5.    Comprometimento
6.    Busca de informações
7.    Estabelecimento de metas
8.    Planejamento e monitoramento sistemáticos
9.    Persuasão e rede de contatos
10.    Independência e autoconfiança


Fonte Sebrae
 

Empresas suicidas
Cinco problemas causados pela falta de planejamento estratégico

No Brasil, segundo dados do Sebrae, de cada quatro empresas, uma fecha antes de completar dois anos de existência no mercado. Com a crise dos últimos anos, o tempo de sobrevivência tem se tornado cada vez menor devido às dificuldades que o mercado competitivo tem proporcionado a pequenas, médias e grandes empresas.

Um dos fatores que geram a falência de tantos empreendimentos é a falta de planejamento estratégico. Muitas organizações, principalmente de pequeno porte desvalorizam a relevância da adoção de estratégias de organização e planejamento a curto, médio e longo prazo.

Um dos desafios que os empresários enxergam é a dificuldade de iniciar o procedimento por não saberem quais passos adotarem para iniciar o processo de planejamento estratégico do seu negócio. É válido, portanto, compreender os perigos que a falta do planejamento estratégico podem trazer para uma empresa, seja ela recente ou com muitos anos de mercado.

1º Custos mais elevados 
Se você não possui o planejamento estratégico não consegue prever possíveis gastos ou antever situações previsíveis que sua empresa pode estar sujeita a sofrer, portanto arcará com gastos que poderiam ser evitados. O planejamento estratégico proporciona meios para reduzir gastos e evitar pagamentos desnecessários. 

2ª Desconhecimento das dificuldades 
Um dos problemas mais agravantes de uma empresa é não conhecer os próprios pontos fracos. Desconhecer esse tipo de informação pode levar muitas empresas à ruína. Por outro lado, um bom planejamento ajuda potencializar as oportunidades.

3º São mais sensíveis a crises 
Empresas que não se preparam para modificar o modo de agir e ver o mercado como um impostor de regras se tornam escravas das mudanças e não parte delas, e a qualquer momento poderão desaparecer do mundo dos negócios. Outro item importante é que empresas que analisam a economia do país e organizam o planejamento estratégico se preparam financeira e estrategicamente para futuras crises e problemas na política.

4º Não possuem um posicionamento claro 
Sem a construção da missão, valores e os principais alvos da empresa, e também sem um posicionamento claro sobre quem ela é e o que pretende oferecer ao mercado, não consegue fidelizar clientes, tampouco consolidar uma marca.

5º Dificuldade de crescimento
Para alcançar o desenvolvimento sustentável é necessário preparar-se tanto quanto ao número de colaboradores, quanto à estrutura para alcançar o crescimento seguro da empresa. Devido à falta de planejamento estratégico, muitas empresas acabam enfrentando sérios problemas em relação aumento de demandas x capacidade. O que deveria ser positivo acaba se tornando negativo.  Isso ocorre porque a estrutura do negócio não está preparada para crescer. Sem planejamento, não crescerá mesmo!

Fonte: www.consultoriaiso.org


 


 

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