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GESTÃO DE EMPRESAS

ENDOMARKETING

Publicado em: 06/05/2020

O que é endomarketing?
Ações de marketing voltadas para o público interno da organização. Ou seja, ações voltadas para o seu time. 

Por que começar pela satisfação e fidelização do público interno, nosso time, é o correto a se fazer?
Quem atende o cliente? Quem representa a nossa marca? Quem faz acontecer lá na ponta? Quem executa o planejamento? Nossos colaboradores precisam estar bem para que possam executar tudo aquilo que esperamos, precisamos. Quando a satisfação do time é real, eles adotam a necessidade da empresa como deles, isso é fato. Porém, o outro lado também acontece...

Quais os objetivos do endomarketing?
Reduzir o índice de rotatividade entre a equipe. Fortalecer a imagem da empresa entre os seus colaboradores. Fazer com que o time se torne verdadeiro embaixador da marca.

Benefícios do endomarketing?
Equipe engajada, maior comprometimento, energia e ritmo, valorização, engajamento. O que uma pessoa não é capaz de fazer quando está feliz, quando se sente valorizada? Será que o seu time defende a sua marca e vende o seu produto na roda de amigos, na fila do supermercado, no elevador? E mais, clima organizacional leve. Sem mimimi! Tudo isso faz parte de uma lista considerável de benefícios.

Qual seria outro fator positivo de empresas que atuam com um endomarketing?
O time está presente diariamente com tudo aquilo que envolve produto/empresa. Eles estão aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral. Positivamente ou não...

Quem pode contribuir, idealizar e colocar em prática ações de endomarketing?
O time de marketing irá agir juntamente com o seu time de RH. Além disso, ações para ouvir o time podem contribuir muito. Por vezes o que o cliente interno espera da empresa é algo simples, porém ainda não pensado.

Por onde começar?
Algumas empresas são referências em endomarketing. Se você gostou do tema e compreendeu a sua relevância, chame seu time de RH e marketing e pesquisem juntos alguns cases de sucesso, estudem, preparem-se. Tenho certeza que sua empresa também pode mandar muito bem e quiçá estar na lista das empresas referências em utilizar o endomarketing com excelência. 

Qual seria o número ideal ao longo do ano em relação ao número de ações de endomarketing?
Não acredito em número ideal, mas acredito que a empresa deve fazer o que estiver ao seu alcance para cuidar e valorizar o seu time; o “turnover” custa caro, prejudica o ambiente interno e reflete no cliente. Não percam talentos, estejam atentos.

5 dicas de endomarketing na prática:
    Eventos de integração;
    Campanhas e premiações;
    Reconhecimento por tempo de casa;
    Capacitações;
    Benefícios estendidos para familiares;
 

Endomarketing é sinônimo de comunicação interna?

Sobre as diferenças entre endomarketing e comunicação interna:
O endomarketing trabalha com o relacionamento das pessoas, a integração entre elas e o incentivo do time. A comunicação interna por sua vez atua com os processos de comunicação dentro da empresa, fazendo parte da estratégia de endomarketing.

Compreenda o papel do time de marketing nas ações de endomarketing:
Caberá ao time de marketing a criação de campanhas, aplicabilidade de uma linguagem compatível com a cultura da empresa e por garantir que todas as abordagens estejam condizentes com o posicionamento da empresa. Sabemos que quando falamos de time de marketing, estamos falando de pessoas criativas e capazes de transformar um alinhamento de expectativa formal em um grande evento ou campanha; o papel deles é fundamental para atrair, envolver, cativar e conquistar o nosso público interno. Obviamente, como já citado acima, utilizando de uma linguagem que traga a realidade sobre o posicionamento da marca.

Compreenda o papel do time de RH nas ações de endomarketing:
Já o pessoal de RH será o responsável por identificar as necessidades do time, observar se de fato ele está se sentindo parte importante dentro da empresa, garantir que estejam motivados, envolvidos, engajados. O RH terá a missão de ouvir os demais colaboradores, esse momento é importantíssimo, muitas demandas são fáceis de serem atendidas pelas organizações, o que falta muitas vezes é um momento como esse, de parar e saber conduzir uma conversa onde a empresa ouve a sua equipe de colaboradores.

E o que acontece com empresas que ignoram ações de endomarketing?
Caros empresários, isso é sério! Quando a nossa fala não condiz com a nossa realidade, não espere que algo bom aconteça. Isso serve para o mundo dos negócios, isso serve para sua empresa e reflete no seu time. Se o seu público externo recebe atenção, campanhas de fidelização, prioridade em casos de alguma insatisfação, se o seu público externo toma um café fresquinho toda vez que vai até a sua empresa, parabéns! Você está no caminho certo, não deixe de atuar dessa forma. Porém, se tudo isso não acontece também com o seu público interno, cuidado! Eles não permanecerão no seu time por muito tempo, eles não irão acreditar na sua empresa. E quem não acredita não defende e quem não defende, também não vende. Pesado, né? Mas é real. Esse texto é para alertar, ajudar, contribuir, somar. Primeiro eles, sempre. Cuide dos seus talentos! E não se preocupe, sempre é tempo de fazer diferente, mais e melhor. 

 

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