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Bora vender!

Publicado em: 16/10/2020

Esse encarte possui como objetivo simplificar a rotina e nortear nossos leitores em relação às suas operações de vendas. Teoria e prática para você intensificar seus estudos nessa profissão que exige dedicação e preparo como qualquer outra. Com dedicação, sua performance em vendas vai melhorar, pode confiar!

Como usar os filtros do LinkedIn para prospectar? (passo a passo)
Todos sabemos que o LinkedIn é uma das principais redes sociais para fazer negócio. Mas, muita gente ainda tem dúvidas sobre como usar os filtros do LinkedIn. E explorar o máximo dos filtros do LinkedIn pode ser o que faltava para você aumentar a sua velocidade de prospecção. Aqui, você vai aprender todos os “segredos” desse simples recurso. 

Tudo começa no campo pesquisa
Sua prospecção começa no campo de pesquisa. Mas, você não vai digitar nada ali, por enquanto. Ao clicar em cima do campo, algumas opções aparecerão para você, como “Pessoas”, “Empresas”, “Grupos”, “Vagas”, etc. Aqui começa algumas dicas na hora de prospectar. Em primeiro lugar, mesmo que você venda para outras empresas, você vai negociar com uma pessoa. 

Portanto, a sua busca será sempre por pessoas e não por empresas. Além disso, ele é muito mais completo. Ao clicar na opção “Pessoas”, o LinkedIn o levará à interface de filtros para encontrar as pessoas que você está buscando. Você precisará clicar na opção “Todos os filtros”.

Como usar filtros de pessoas
Muito bem, você tem à disposição uma série de campos que deverão ser usados conforme o seu nicho de mercado. Sim, é importante que você tenha bem definido o perfil de pessoa que você está buscando. Por exemplo, aqui na Resultados Previsíveis, usamos os filtros de “Localidades”, “Setores” e “Cargo”.

Normalmente conversamos com os sócios, no seu caso pode ser diferente. Mas, voltando ao exemplo anterior, esse filtro vai retornar muita empresa que não faz sentido para o seu negócio. E como usar os filtros do LinkedIn para especificar ainda mais a sua busca? Esse é o papel dos filtros booleanos que discutiremos na próxima seção. 

Como usar filtros booleanos
Os filtros booleanos servem para quando você precisa filtrar as pessoas com mais especificidade. Caso contrário, você encontrará muitas pessoas que não estão relacionadas com a sua busca, o que é normal. Imagine que eu esteja buscando conversar apenas com sócios ou diretores de venda, mas não pode ser diretor financeiro. Para isso, no campo cargo você vai digitar o seguinte: (socio OR diretor) AND (vendas OR comercial) NOT financeiro. 

Agora vamos para a explicação técnica desses elementos!
OR, AND, NOT e PARÊNTESES


Vamos começar “traduzindo” os termos da pesquisa. Com os termos que pesquisa anteriores, é como se disséssemos ao LinkedIn o seguinte:

LinkedIn, quero qualquer texto (do cargo) que tenha as palavras socio OU diretor E tenha as palavras vendas OU comercial E NÃO TENHA a palavra financeiro.

Vamos começar pelos PARÊNTESES. Nós os utilizamos para especificar uma lista de termos. Usamos o OR (OU, em português) para representar uma ADIÇÃO. Ou seja, na pesquisa acima, dissemos ao LinkedIn que queremos buscar sócio OU diretor. Já o AND (E, em português), usamos para restringir a pesquisa. Na nossa pesquisa, dissemos que queremos buscar sócios ou diretores, MAS tem que ter os termos vendas ou comercial junto.

Por último, o NOT. Ele tem a mesma função de limitação do AND, mas ao invés de querermos que um determinado termo ou uma lista de termos esteja presente no texto, usamos o NOT quando NÃO queremos que um termo ou a lista de termos apareça nos resultados. 

Só posso usar a busca booleana no cargo?
Não, em basicamente todos os campos de texto você pode aplicar a busca booleana. No entanto, os campos mais usados são o “cargo” e o próprio campo de pesquisa do LinkedIn. Qual a diferença entre os dois campos? No cargo, as regras serão aplicadas apenas ao texto que o usuário coloca no cargo. No campo de pesquisa, as regras serão aplicadas a qualquer texto que esteja no perfil do usuário, a exemplo de título, cargo, descrição, instituições onde ele estudou, etc. Então, fica a dica e use a criatividade!

Conclusão
Muito bem, vimos aqui um passo a passo de como utilizar os filtros do LinkedIn para você acelerar a prospecção dentro da sua operação de vendas. Espero que essas dicas tenham sido valiosas para você. E, que você possa dar um passo adiante! Conte conosco. Um abraço!




 

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