Colunas

Gourmet

Publicado em: 18/04/2020


Pastiera, para quem ama comer!
“Tudo isso vai passar e você, empreendedor, vai agradecer por tanto aprendizado. Aproveite o momento, você terá orgulho da pessoa que se tornará, acredite!”

Algumas coisas não têm explicação! Só pode ser Deus. Pensando em como escrever esta coluna, passou um filme em minha cabeça. Trajetória, desafios, gastronomia, pessoas, amor. Aí me dei conta, em meio ao que estamos vivendo, que o Pastiera vai comemorar dez anos neste ano! Inaugurado em 10 de setembro de 2010 pelo chef Marcus Sandin, formado na Le Cordon Bleu Culinary School e responsável por trazer um pouco da culinária francesa e italiana com toque brasileiro, o Pastiera já chamava a atenção.

Eu passava em frente ao restaurante e ficava impressionado com o lugar, requintado, imponente e com uma arquitetura diferenciada. Ao mesmo tempo em que buscava uma carreira corporativa, ouvia os conselhos do meu pai para empreender. No início de 2012, mudei para Curitiba, depois de uma oferta de ascensão na empresa em que trabalhava. Lá, comecei a gostar de gastronomia, frequentando desde lugares simples até os mais "badalados". O bom mesmo eram as indicações de "pequenas portinhas", com pratos que em nenhum outro lugar encontraria.

Com incentivo familiar, ao final de 2012 vi, através de um colega, a oportunidade de comprar o Pastiera e me lembro até hoje uma pergunta do Marcus: “Você sabe, de verdade, onde está se metendo?”. O ano de 2013 foi de muito aprendizado. Entre erros e acertos, altos e baixos, cheguei ao final de 2015 com depressão e sérios problemas no restaurante. Aí veio um dedinho de Deus. Conheci uma pessoa (falarei dela em outra ocasião) que dedica parte de sua vida a ajudar outras pessoas, através do seu tempo e conselhos. 

Depois de muitos conselhos e cobrança de auto responsabilidade, fui me reencontrando. Em 2016 compramos o piano de cauda e começamos as noites temáticas (com tango argentino e ópera italiana). Inovamos a seguir com projetos sociais e reformas na estrutura, deixando tudo mais aconchegante, sem esquecer do treinamento dos colaboradores e uso do método Contratamos a Metha Consultoria na parte de processos e fluxos de trabalho e a Funcional Contabilidade como consultoria financeira e contábil. Neste período, contratamos nossa querida e sempre atenta nutricionista Giovana Mattielo.

Mudamos nosso cardápio, mantendo apenas os clássicos e fazendo alterações periodicamente. Aumentamos nossa carta de vinhos para mais de 150 rótulos, triplicamos nossos drinks, sendo que para o mais pedido, o Moscow Mule, foram seis meses de testes, com a incansável ajuda da "Dona" Vilma. Falando na "Dona" Vilma, ela tem sido peça chave nesses 7,5 anos em que estou à frente do Pastiera. Através do seu olho clínico para diversas áreas e seu toque especial em vários detalhes, como sousplats de crochê feitos por ela mesma, faz a diferença.

2020 está aí, com dias de muita reflexão e confiança. Teremos as comemorações dos dez anos de vida do Pastiera! Como disse a Márcia, da Metha Consultoria, "empreender é um ato de coragem e aprendizado". E, acredite, tudo isso vai passar e você, empreendedor, vai agradecer por tanto aprendizado. Aproveite o momento, você terá orgulho da pessoa que se tornará, acredite! Finalizo com uma das frases que mais ouvi do meu amigo e conselheiro: “Fé sem ação, é nula”. Grande abraço!

Vinicius Fabreti é empresário e 
apaixonado por pessoas e gastronomia

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!