Colunas

Vinhos brasileiros reconhecidos mundialmente

Publicado em: 16/10/2020

 
/arquivos/images/LBB_0383.JPG

O Guia Descorchados, a maior referência mundial em vinhos sul-americanos, com sua primeira edição em 1999, inseriu o Brasil no ano de 2015.


É fato que a pandemia mudou os hábitos de consumo. Um deles é o consumo maior de produtos, regionais e nacionais, com destaque para os vinhos e espumantes. O Brasil já tinha conquistado uma posição por conta de seus espumantes, ao ser incluído no Guia Descorchados (guia reconhecido mundialmente sobre rótulos sul-americanos, com edições anuais) a partir de 2015.

O Guia Descorchados, a maior referência mundial em vinhos sul-americanos, com sua primeira edição em 1999, inseriu, neste ano, os vinhos, com ênfase nos naturais (vinhos que não utilizam agrotóxicos, pesticidas ou qualquer produto químico na produção de suas uvas).

Conforme Leo Rodrigues, sommelier e representante da vinícola Luiz Argenta, a safra 2020 é considerada “a safra das safras” para os vinhos brasileiros. Trata-se de uma opinião unânime entre enólogos, agrônomos e produtores de uvas. Em minhas pesquisas, a explicação pode ser considerada um paradoxo.

Ao mesmo tempo em que a falta de chuva desfavoreceu a produtividade em inúmeras culturas fundamentais, principalmente no Rio Grande do Sul, beneficiou os parreirais nas estações do ano mais decisivas, a primavera e o verão. Somado a isso, entram os investimentos em tecnologia. “O Brasil é uma criança se comparado aos países do velho mundo, mas está entre os líderes do novo mundo”, frisa Leo.

Alguns destaques brasileiros no guia:

•    Melhor espumante, Luiz Argenta Cave 48 meses Nature Rosé Pinot Noir 2015, com 94 de pontuação (que temos em nossa carta)

•    Melhor branco, Casa Valduga com o rótulo Era SO2 Free Chardonnay 2019, com 92 pontos

•    Melhor tinto, Casa Ágora com Kame Cabernet Franc 2018, 93 pontos

•    Vinícola do ano, Casa Valduga

•    Vinícola revelação, Casa Ágora

Dentre vários outros destaques, como Vinho Revelação, Melhor Espumante Método Tradicional e Método Charmat, Melhor Moscato, Melhor Brut, Melhor Extra Brut, Melhor Nature, há quase 30 rótulos brasileiros. Grandes notícias para um ano tão conturbado, não acham? Tenho valorizado cada vez mais os rótulos brasileiros em nossa carta de vinhos e aumentado gradativamente. Atualmente estamos com a Luiz Argenta, a Miolo e a Aurora.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!