Vamos desgourmetizar?
Publicado em: 18/11/2020
Comidas e bebidas feitas com amor, afeto, com sonhos, histórias de vida e, principalmente, paixão sempre serão “gourmets”
Confesso que não consegui identificar ao certo o início da onda "gourmet". Mas em referências, podemos dizer, aconteceu nos últimos dez anos. A palavra tem origem francesa, significa apreciador de bons vinhos e iguarias. O aumento de renda per capita e maior circulação de informação fez com que a gastronomia se tornasse objeto de estima, lazer e, principalmente, cultura.
Confesso que tenho que agradecer à cultura "gourmet" pois, inicialmente, caracteriza preparos com ingredientes diferenciados, maior qualidade, apresentação que impressiona e, é claro, ambiente e atendimento. Resumindo: inovação e experiência.
Maior circulação de informação é também sinônimo de maior marketing em que a disseminação do “gourmet” incentiva a inovação e o conhecimento. Por outro lado, infelizmente, muitos utilizam do nome apenas para fins de divulgação, sem uso legítimo na prática.
Faço um parênteses aqui de um livro que li e recomendo: "Roube como um artista". De tudo que estudamos, tudo que lemos, pessoas que admiramos, alinhada à nossa experiência e cultura, nasce a versão de um produto ou serviço.
“Desgourmetizar” a culinária, obviamente, era uma tendência que foi acelerada pelo atual momento. Porém, essa palavra não sumirá, ela apenas está voltando para sua origem.
Comidas e bebidas feitas com amor, afeto, com sonhos, histórias de vida e, principalmente, paixão sempre serão “gourmets”. A paixão pela vida e pelas pessoas é a essência do “gourmet”. Um bolo de cenoura ou um arroz com feijão podem ser sinônimos desta palavra, quando ela vem com os significados acima.
A consequência é esse sentimento, às vezes inexplicável, de se sentir em casa em um restaurante específico, ou até mesmo pedindo delivery, e os sabores relembrando bons momentos.
Na prática, tive/tenho essa sensação no Restaurante Casa do João, Petit Cuisine, Lumberjack, Casa de Chá Dona Maria, dentre outros. Mas falar de cada um será uma próxima oportunidade. Vamos desgourmetizar?