A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Harmonização

Cesar Junior Weyn
Sommelier internacional, juiz internacional I.W.T.O (International Wine Tasters Organization), pesquisador e viajante.
@adegadocesar_

Harmonizando vinhos & pizzas

Publicado em: 18/03/2022
Nas edições de 2021 explicamos um pouco como conhecer um vinho e associá-lo a determinados alimentos, e como percebemos na boca tudo isso. Agora, em 2022, vamos entrar na parte boa e buscar alguns alimentos do nosso dia a dia e aprendermos como harmonizá-los.

A pizza surgiu em Nápoles, na Itália. Os italianos que criaram esse formato achatado e redondo da pizza, adicionaram o tomate e “recheavam” com ingredientes baratos que objetivava “matar a fome principalmente da população mais pobre”.

Os recheios mais comuns da época: toucinho, peixes e queijo. Aqui no Brasil, não poderia ser diferente, foi trazida pelos imigrantes italianos. Comenta-se que no Brás, em São Paulo, foram servidas as primeiras pizzas por volta do ano 1910.

Atualmente, a pizza é um alimento muito consumido no Brasil e suas formas de fazê-la e de rechear evoluíram muito. Temos desde as pizzas mais clássicas, como calabresa, as pizzas que identificam o nosso país como a de “carne seca”, até as mais sofisticadas.
 

Com toda essa variação de recheios de pizzas, como vamos harmonizar um vinho?
Parece até complicado, mas quando olhamos para os grandes grupos de alimentos, isso facilita muito a nossa escolha. Abaixo, uma figura da World Wine que eu acredito que ajuda muito na nossa escolha da pizza e do vinho.
 
Fonte: World Wine
 
  • Pizzas com recheios de tomates, como margherita, queijo de búfala e tomates, tomates com manjericão, entre outras nessa linha, podemos facilmente harmonizar com um vinho Rosé sem passagem por barricas (vinho jovem) que a acidez do tomate e a gordura do queijo vão cair muito bem.
 
  • Pizzas com verduras, a exemplo da rúcula com tomate seco, é um prato que tem a acidez alta da verdura e o doce do tomate, mas que com o queijo da base da pizza nos dá uma boa harmonia. Nesta linha de pizza, a Sauvignon Blanc vai harmonizar bem, isso porque é uma uva ácida e na boca nos dá um paladar “seco”. Aqui harmonizando acidez com acidez.
 
  • Pizzas com legumes/vegetarianas precisamos harmonizar com um belo Riesling. Essa uva vai dar a jovialidade que o prato pede, muito aromático e equilibrado. Temos bons Riesling no Brasil, mas também encontramos no mercado essa uva de países como Itália e algumas vezes Alemanha, sendo a Alemanha umas das melhores produtoras desta uva.
 
  • Pizzas com base de carnes, como calabresa, carne seca, alcatra, entre outras, temos uma harmonia quase que perfeita com a uva Malbec, mas também com pouco tempo de passagem em barricas. Pois vinhos Malbec com mais de 12 meses de barricas já pedem alimentos mais estruturados ainda. Aqui também dá para inserir a nossa uva Merlot, sua potência e maciez vai harmonizar muito bem.
 
  • Pizzas à base de queijos, como 4 queijos, 5 queijos, Roquefort e outros tipos de queijos mais maturados e fortes, vão harmonizar bem com a uva Chardonnay; essa inclusive pode ser jovem e com uma breve passagem por barricas de carvalho.
 
  • Pizzas à base de frango podemos harmonizar com a uva Chardonnay jovem ou pouca passagem por barricas de carvalho, mas também podemos harmonizar com um belo espumante Rosé ou espumante normal à base da uva Chardonnay.
 
  • Pizzas mais condimentadas, como portuguesa, baiana, pimentões, entre outras, sugiro uma harmonização com Cabernet Suavignon ou Cabernet Franc. O condimento da pizza com a especiaria destas uvas dará uma harmonização perfeita.
 
  • Pizza de pepperoni tem que ser harmonizada com uma uva italiana como Sangiovese dos Brunellos di Montalcino ou Nebbiolo dos tão famosos barolos italianos. Pizza e vinho, feitos um para o outro.
 
  • Pizzas doces sempre serão harmonizadas com vinhos doces como Porto, Moscatel e Sauternes, entre outros.

Com isso, deixamos a tarefa, que parecia complicada, muito simples de ser harmonizada.
Excelente pizza e bons vinhos a todos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751