A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Harmonização

Cesar Junior Weyn
Sommelier internacional, juiz internacional I.W.T.O (International Wine Tasters Organization), pesquisador e viajante.
Parte 2

Posso usar qualquer taça para tomar vinho?

Publicado em: 13/07/2022
Não. A taça é importantíssima no mundo do vinho, para cada tipo de vinho, existe uma taça.

Logicamente, não precisa ser a taça mais cara e nem a mais barata, isso não importa, é mais gosto e requinte. O importante é ter a taça certa para o vinho certo

Muito importante também é servir a quantidade certa de vinho na taça, pois o volume da taça pode variar conforme o modelo, mas, no momento de servir, o vinho normalmente vai no volume proporcional ao tamanho da taça. A sugestão para servir é ¼ da taça, no máximo 1/3. 

Alguns produtores de vinho sugerem em qual taça tomar, principalmente os da Borgonha, mas isso já é exclusividade de poucos; no geral, precisamos ter em casa as seguintes taças:

• Espumantes: taça flûte. Essa taça é mais alta e estreita. Ela deve ser preferencialmente com o fundo em cone, isso fará com que a perlage (borbulhas) do espumante se concentre e suba produzindo aquele visual lindo.

 Brancos e rosés: usar uma taça de cristal menor, em torno de 440 ml, e com a parte superior dela mais afunilada. Estes estilos de vinho são mais delicados, precisam ser servidos mais frios, portanto, em menor quantidade e seus aromas são muito pontuais. Essa taça que tem o topo mais afunilado vai concentrar o aroma no nariz.

• Tintos: essa taça de cristal precisa ter um bojo maior que permita fazer aquela cena linda de girar o vinho na taça para que tenha maior contato com oxigênio e entregue tudo o que o vinho pode lhe oferecer. Este vinho também usa taças maiores, e pode ficar mais tempo na taça sem problemas. Sua temperatura para degustar é maior.

E o vinho de sobremesa, pode ser branco, rosé ou tinto?
Normalmente nestes casos, quando o vinho de sobremesa é um espumante doce, segue a taça de espumante, quando é um vinho do porto, pode ser uma taça menor ou de vinho branco no máximo; essa regra também é para os tintos de sobremesa.

Nesse estilo de vinho, os aromas são muito, mas muito presentes. Precisa do estilo da taça do vinho branco; o doce, e o equilíbrio também serão melhor perceptíveis nestas taças, e, ainda, estes são vinhos que são normalmente servidos em torno de 8 °C e em pequenas quantidades, tendo em vista seu teor alcoólico. 

Desta forma, encerramos essa matéria já tendo o conhecimento dos tamanhos de garrafas, quando decantar, quando beber o vinho e também em qual taça; isso tornará sua experiência melhor e conseguirá aproveitar o que aquela garrafa de vinho tem de melhor para nos oferecer.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751