Colunas

A responsabilidade ambiental das empresas

Publicado em: 22/10/2018

O papel das empresas, de modo geral, é muito maior do que se imagina, visto que cabe às mesmas promover e adotar medidas que visem o bem de toda coletividade, principalmente quando a questão tratada é de cunho ambiental.


Não somente o Estado e os cidadãos tratados em sua individualidade e̸ou coletividade possuem responsabilidade ambiental perante toda a sociedade, assim como não são os únicos responsáveis em promover o desenvolvimento sustentável.

O papel das empresas, de modo geral, é muito maior do que se imagina, visto que cabe às mesmas promover e adotar medidas que visem o bem de toda coletividade, principalmente quando a questão tratada é de cunho ambiental.
Isto porque, não por ser apenas questão de comprometimento com a legislação pátria, mas também como forma de responsabilidade ética pelas ações desenvolvidas e atingimento em massa de determinado setor a que a mesma pertence.

Engane-se quem cogita a ideia de que desenvolvimento sustentável tem como oponente a lucratividade, visto que, num conceito geral, podemos destacar que a responsabilidade ambiental de uma empresa é definida pelo modo de interação com todos os processos produtivos relacionadas à mesma, abrangendo a cadeia produtiva como um todo, atingindo desde a relação com clientes, fornecedores, funcionários e assim por diante.

Podemos destacar algumas formas de responsabilidade social e consequentemente ambiental, atinente às empresas, que, além de estar contribuindo para a evolução ambiental, cumpre seu papel social pelo bem-estar na vida das pessoas, tais como a inserção tecnológica, a flexibilização do regime de trabalho e o aperfeiçoamento de insumos e equipamentos. São medidas que certamente ocasionam mais praticidade, agilidade e economia para a empresa.

Deste modo, ao mesmo tempo que uma empresa se mostra ambientalmente correta, diminui custos com as mais variadas operações, tornando-se melhor visada perante toda a sociedade, além de evitar riscos atinentes à responsabilidade administrativa, civil e penal. Por isso, a adoção de ações ambientais e sociais conscientes e positivas é sempre a melhor forma de conquistar espaço e ganhar mercado no cenário competitivo, sendo que uma assessoria especializada é um caminho contributivo para tanto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.