A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Noções elementares sobre a mente

Fundação Logosófica - Em prol da superação humana

Publicado em: 11/08/2021
Da Coletânea da Revista Logosofia  1

Como você define a palavra “mente”? Já pensou alguma vez nisto? Pois bem; a mente viria a ser o espaço onde atuam os pensamentos; é como se disséssemos: a casa onde eles entram, se movem, de onde saem, onde se hospedam e, também, onde nascem ao calor de fecundas concepções.

Esta definição, tão simples quanto profunda, é imprescindível para compreender fatos e situações da vida aparentemente inexplicáveis ou não definidos nem esclarecidos com precisão.

Convém saber que os pensamentos, à semelhança do que ocorre com as pessoas, têm atuações próprias. Podem chegar à mente de um homem e exercer ali uma determinada influência. Consideraremos, por exemplo, o caso de um indivíduo de escassa cultura em cuja mente surja um pensamento que leva em si a inclinação ao roubo.

Este pensamento começa a atuar dentro de sua mente e, ao final de um breve tempo, faz com que o homem por ele perseguido pratique o ato que a intenção do roubo sugere.

Você sabe como atuam os pensamentos? O que acabamos de dizer basta para revelar a grande necessidade que existe de conhecer essa atividade. Os aspectos que em seguida adicionaremos demonstrarão ao leitor que essa necessidade é realmente imperiosa.

Os pensamentos vivem, se movem e agem, passando de uma mente para outra com suma facilidade, em busca de pontos de afinidade. Dentro de cada mente podem ir se alternando os mais variados pensamentos, sem que o homem suspeite da presença de tais hóspedes, os quais ele confunde com elementos próprios e originais de sua mente.

Nos momentos em que um grande número de pessoas padece de preocupações afins – como ocorre atualmente –, os pensamentos, quando por sua natureza se multiplicam, dão lugar à formação de um ambiente coletivo, seja de ansiedade, seja de temor, etc., que pressiona a todos os que participam do dito ambiente, diminuindo-lhe as energias necessárias para superar a situação ou transformando-o, por contágio, em atitudes bélicas, etc.

Daí a enorme importância que tem o conhecimento de como atuam os pensamentos; é o primeiro passo que devemos dar para aprender a nos esquivar da perigosa influência do verdadeiro “contágio mental” que acabamos de descrever.

Saber como deve o homem selecionar os pensamentos para viver exclusivamente com aqueles que o beneficiam, porque lhe são úteis, proporcionando-lhe motivos de satisfação espiritual e moral, eis a obra mais elevada a que podemos nos consagrar. 

Fundação Logosófica:
Rua Salgado Filho, 1577
www.logosofia.org.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751