A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Sobre os problemas

Fundação Logosófica - Em prol da superação humana

Publicado em: 20/09/2021
Os seres humanos constituem, por sua vez, um desses processos da Criação chamados naturais: o processo da própria vida, que se realiza sob o signo da evolução

Aqueles que chegam a esta fonte de sabedoria têm, uns mais, outros menos, seus problemas. Estes, mesmo que ao se manifestar pareçam análogos, não podem ser resolvidos da mesma maneira por todos os seres humanos.

Não é possível aplicar idênticas fórmulas ou procedimentos, ainda que os casos sejam similares, pois sempre existem fatores de caráter pessoal que incidem nas questões apresentadas. Por outro lado, uma pessoa com capacidade e experiência encontra solução mais rápida e feliz para os problemas que lhe possam ser criados, do que outra de curtos alcances mentais e pobre de experiência. 

Comumente, os problemas obedecem a causas que é necessário investigar, e, uma vez conhecidas essas causas, será preciso dirigir-se diretamente a elas, ou seja, à raiz do pensamento que promove o inconveniente ou a situação difícil, e resolvê-la, encarando-a de acordo com os fundamentos e as características que apresente.

Mas sempre se há de ter em conta que, ao abordar estas questões, o tempo não deve pressionar, pois é isto o que impede, geralmente, remover as dificuldades. Quem necessite honrar uma obrigação bancária, por exemplo, não haverá de esperar o último momento para saldá-la, se não quiser enfrentar transes amargos.

Uma das formas mais aconselhadas para evitar o súbito aparecimento de problemas é a de fazer com que os movimentos da própria vontade se harmonizem com os objetivos primordiais da vida. E isto se consegue quando são tidos em conta os ensinamentos recolhidos por meio de tudo o que está plasmado na imensidão do espaço e do tempo.

A Criação é o produto de um grande processo universal; a Natureza, a manifestação constante de uma série de processos em número incontável, que se realizam sincronizados rigorosamente pela Lei de Evolução. Os seres humanos constituem, por sua vez, um desses processos da Criação chamados naturais: o processo da própria vida, que se realiza sob o signo da evolução.

Isto é o que a Logosofia designou com o nome de processo-mãe, e por ser o que abarca a totalidade da vida. Só quando o ser humano se dá conta da existência de tal processo, e de que este se vai realizando dentro dele mesmo, é que experimenta as mais felizes emoções e, com o ânimo já apaziguado pelo afastamento dos mil conflitos que lhe atormentavam a vida, afirma em seu interior as mais fecundas convicções.
 
Excerto do artigo “Espírito construtivo do ensinamento logosófico” 
Coleção da Revista Logosofia, Tomo 1, p. 135

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751