Colunas

Como está a sua sintonia com o ensino à distância?

Publicado em: 21/05/2020

Ouvir um rádio “fora da estação”, desperta a sensação de nervosismo. E esse mesmo sentimento é demonstrado quando um estudante não compreende determinado assunto

Tenho na minha memória uma agradável lembrança de um equipamento que existia na estante da casa dos meus avós. Era um rádio de madeira que funcionava por meio de um sistema de válvulas. Cada frequência do aparelho exigia um esforço físico de girar um botão, com o objetivo de encontrar a melhor sintonia no rádio. O detalhe é que minha avó Nailde, tinha como hábito ouvir diariamente a missa e o meu avô, assim que terminava a celebração, girava os botões para sintonizar uma outra estação no rádio. 

Ao estabelecer uma relação desta agradável lembrança da minha vida com o ensino a distância, percebo que a comodidade dessa prática pedagógica, exige três importantes comportamentos: disciplina, organização e compromisso. Quando não há por parte do estudante a prática destes três comportamentos, os resultados negativos são perceptíveis, gerando intrinsicamente uma sintonia que envolve desmotivação, desleixo e vontade de desistir dos estudos.

Parece aceitável o entendimento de que é muito fácil combinar os estudos, com a funcionalidade de decidir onde, quando e como estudar. Entretanto, o ato de procrastinar, ou seja, de deixar tudo para ser feito depois, gera sérios prejuízos emocionais e financeiros. Por isso é de extrema importância que o estudante, ao decidir realizar o ensino a distância, construa um planejamento para seguir de maneira efetiva os seus estudos.

Quero destacar que o ensino a distância poderá ser prejudicado, quando não há a compreensão entre liberdade e libertinagem. Ouvir um rádio “fora da estação”, desperta a sensação de nervosismo. E esse mesmo sentimento é demonstrado quando um estudante não compreende determinado assunto e irritado, acaba desviando seu foco de estudos para navegar em jogos, filmes, redes digitais e outros assuntos na internet. Para conquistar sucesso nos seus estudos com o ensino a distância, não desista no primeiro obstáculo. Encare cada desafio com uma oportunidade para crescer e aprender.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!