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Marcio Santos
Professor Licenciado na Metodologia Gallo Personal Systeams, Fisiologista do Exercício Físico e Mestrando em Biociências e Saúde. CREF 015343G/Pr

Exercício físico e sistema imunológico

Publicado em: 16/08/2021
Nossos corpos estão constantemente expostos a uma série de agentes infecciosos que poderiam nos deixar doentes. Felizmente, nosso sistema imunológico faz um excelente trabalho

Neste texto irei trazer o impacto que uma única sessão de exercício físico, bem como o treinamento regular, sobre o sistema imunológico. O campo relativamente novo da imunologia do exercício surgiu nos últimos 20 anos, e gerou alguns resultados emocionantes. Como o sistema imunológico é extremamente complexo, vou abordar apenas algumas das principais características quando se refere ao exercício e à susceptibilidade a infecções.
 
Nossos corpos estão constantemente expostos a uma série de agentes infecciosos que poderiam nos deixar doentes. Felizmente, para a maior parte, nosso sistema imunológico faz um excelente trabalho de neutralizar esses patógenos após a exposição. Os dois ramos principais do sistema imunológico são a imunidade inata e imunidade adaptativa. 

Enquanto o exercício afetará ambos os ramos, eu só vou focar na imunidade adaptativa. A imunidade adaptativa responderá a um agente infeccioso específico, como um vírus da gripe. Fará células imunes especificamente projetadas para neutralizar e matar um vírus específico. Os dois braços da imunidade adaptativa incluem um componente humoral e celular.

Para efeitos, o braço humoral é responsável por fazer anticorpos específicos que circulam no sangue, neutralizando agentes infecciosos. O braço celular é responsável por fazer células T que podem matar células que já foram infectadas. Assim, quando olharmos para as respostas ao exercício, descreverei a capacidade de fazer ambos os anticorpos, bem como estas células T assassinas.

O impacto que uma única sessão de exercício terá no sistema imunológico dependerá muito da intensidade do exercício. Um exercício moderado tem apenas um pequeno efeito ou efeito marginal sobre a função imune. No entanto, o exercício intenso pode suprimir transitoriamente a função imune até três horas após o exercício.

O ramo humoral da imunidade adaptativa e, especificamente, a produção de anticorpos é suprimida transitoriamente pelo menos uma hora após o exercício. Um estudo foi realizado em oito ciclistas bem treinados que se exercitaram por duas horas a 75% do seu VO2 máximo.  

Corredores de maratona, após uma intensa sessão de treinamento de exercício, demonstraram uma redução significativa em sua capacidade de produzir células T até três horas após o exercício. 

Novamente, esta imunossupressão foi em trânsito, uma vez que a produção de células T voltou ao normal após seis horas. Tomar em conjunto a supressão da imunidade humoral e celular imediatamente após o exercício levou à Teoria da Janela Aberta. Basicamente, esta teoria afirma que durante várias horas após uma intensa sessão de exercício seu sistema imunológico é transitoriamente suprimido.

Você pode já ter sido exposto a agentes infecciosos - como vírus e/ou bactérias - antes da sessão do exercício, mas seu sistema imunológico estava efetivamente neutralizando - os antes da intensa sessão do exercício. 

Assim, a susceptibilidade à infecção é provavelmente maior durante o período de recuperação após o exercício. Mecanismos possíveis para esta supressão transitória na função imune após o centro de exercício se relacionam com a elevação de vários hormônios do estresse.

Estes incluem os hormônios adrenais do cortisol, epinefrina e norepinefrina, que são conhecidos por serem imunossupressores. Adicionalmente, um aumento da temperatura corporal, tal como ocorre durante o exercício, também pode desempenhar um papel na imunossupressão. 

A resposta de cortisol e epinefrina dos corredores de maratona foram descritos anteriormente. Você terá uma redução significativa na produção de células T três horas após uma sessão de treinamento intenso. 
Observe que os níveis de cortisol e epinefrina permaneceram elevados quando comparados ao repouso durante várias horas no período de recuperação. 

Então, essa supressão transitória da função imune realmente se traduz em um aumento da suscetibilidade à infecção? A resposta parece ser sim. Nas semanas seguintes a uma grande competição de corrida, como uma maratona, os incidentes de infecção são duas a cinco vezes maiores em atletas que completaram a atividade,  isso quando comparados a indivíduos de fitness similar, que não competiram.

Aqui é apenas um dos muitos estudos que demonstram este ponto. Corredores que competiram em uma corrida de 56 quilômetros tiveram um aumento da infecção do trato respiratório superior, quando comparados com seus colegas de quarto. Como seus colegas de quarto foram expostos aos mesmos agentes ambientais infecciosos, isso sugere que foi a sessão de exercícios intensos que fez os corredores mais suscetíveis à infecção. 

Algumas pessoas acreditam que o trabalho fora vai matar qualquer bactéria ou vírus e livrar o corpo de toxinas. Isto é absolutamente falso. Na verdade, como mencionado acima, uma única sessão de exercício pode suprimir a função imune durante o período de recuperação após o exercício, tornando assim a questão pior.

A regra geral não é exercitar-se, mas descansar se os seus sintomas estiverem abaixo do pescoço. Como dores musculares, febre, dor de estômago e congestão pulmonar. Se você tiver sintomas acima do pescoço, como um simples resfriado na cabeça, geralmente está bem para se envolver em exercícios leves e fáceis como o tolerado.

 No entanto, se você encontrar mesmo um exercício fácil fazendo se sentir pior, então você deve parar de se exercitar e descansar até que você tenha se recuperado. À medida que você começa a se sentir melhor, você pode retornar gradualmente ao seu padrão normal de exercícios. Agora vamos examinar como um treinamento pode influenciar sua função imunológica basal.

A maioria dos estudos indica claramente que a participação na atividade física moderada regular irá melhorar a imunidade geral. Novamente, vou mostrar-lhe apenas um estudo representativo de muitos demonstrando este resultado. Neste estudo, três meses de caminhada em indivíduos previamente sedentários reduziram a incidência de infecções respiratórias superiores em aproximadamente 50%, durante uma janela de observação de 15 semanas.  

Enquanto o treinamento moderado pode aumentar a função imune, o envolvimento em treinamento repetido de alta intensidade terá o efeito oposto. Como já afirmei, uma única sessão de exercício de alta intensidade é imunossupressora. O envolvimento frequente nestes tipos de sessões de treino irá cronicamente suprimir a função imune, tornando o indivíduo mais suscetível a infecções. 

Como descrito aqui, isso pode resultar em um sistema imunológico enfraquecido, que coloca o indivíduo em um risco maior de infecção. Mesmo quando comparado com suas contrapartes sedentárias. A frequência de infecções é uma queixa comum entre muitos atletas. Na verdade, um dos sintomas clássicos de overtraining em atletas é um aumento no número de infecções resultantes de um sistema imunológico cronicamente suprimido.

Finalmente, eu gostaria de discutir a interação do estresse, função imune e exercício regular. Está bem estabelecido que o estresse crônico repetido pode enfraquecer o sistema imunológico. E pode contribuir para o aparecimento de doenças. Aqui está apenas um exemplo demonstrado que a participação regular no exercício moderado pode reduzir os efeitos negativos de outros estressores da vida no sistema imunológico.  

Quando animais sedentários são expostos a um estressor, sua capacidade de montar uma resposta imune eficaz é claramente embotada. No entanto, animais treinados pela resistência, quando expostos exatamente ao mesmo estressor, não apresentam redução ou comprometimento na função imunológica. 

Achados semelhantes foram encontrados em humanos. Basicamente, treinamento físico moderado pode fornecer um grau de resiliência imunológica, ou resistência ao estresse, protegendo-o dos efeitos adversos de outros estressores da vida. Em resumo, uma única sessão de exercício de alta intensidade pode suprimir transitoriamente a função imune permitindo que um vírus oportunista ou uma bactéria o adoeça.

A participação no exercício regular moderado pode melhorar a função imune basal, assim, reduzindo o risco de infecção. O treinamento crônico de alta intensidade e o excesso de treinamento podem diminuir a função imunológica, aumentando assim o risco de infecção em repouso. 

Exercício moderado regular pode reduzir os efeitos negativos de outros estressores da vida sobre o sistema imunológico e, assim, sua susceptibilidade a infecções.
 
Professor Marcio Santos. 
Especialista em emagrecimento. 


Referências:
Exercise Physiology: Theory and Application to Fitness and Performance. S.K. Powers and E.T. Howley. 10th edition. McGraw Hill publishers.
Exercise Physiology: Nutrition, Energy, and Human Performance. W.D. McArdle, F.I. Catch and V.L. Catch. 7th edition. Lippincott Williams & Wilkins publishers.

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7 COMENTÁRIO(S)

Excelente publicação essa... Tudo em nós gira em torno da saúde... se não procuramos melhorar nossa imunidade ou se a deixamos cair, nossa saúde fica comprometida e melhores resultados ficam impedidos.
comentado por Wolney Deoclecio de Castro Borges Pinheiro em 26/08/2021
Dados muito interessantes. O artigo nos faz pensar sobre os limites e necessidades do nosso corpo.
comentado por Anderson em 23/08/2021
Muito interessante Márcio, atividade física ajuda inclusive a manter equilíbrio emocional nesse momento, que a ansiedade e o estresse tomam conta pelas incertezas que pairam no mundo
comentado por Vaulene Gasparetto em 22/08/2021
Excelente matéria Márcio. Muita gente acha que alta intensidade vai emagrecer, não sabendo que fazendo exercícios físicos muito intenso tá baixando a imunidade. Parabéns pela matéria.
comentado por Jonatan Lima De Souza em 21/08/2021
Parabéns professor pelo artigo, nos ajuda a refletir e compreender a importância de se ganhar imunidade por meio da rotina e sequência de exercícios físicos, com moderação e a longo prazo. Valeu!
comentado por Loreni de Fátima Sangaleti Manchak em 21/08/2021
Parabéns professor pelo artigo! pela LIÇÃO FINAL que você nos passa: "pro nosso bem, é importante compreender a importância de se ganhar imunidade por meio de rotina e sequência de exercícios físicos, com moderação, a longo prazo, sem exageros. ... muito diferente da rotina de um atleta que vive no extremo, muito treino, muito gasto de energia, necessidade de reposição de vitaminas, ferro, proteínas... Valeu!
comentado por Loreni de Fátima Sangaleti Manchak em 20/08/2021
Parabéns pelo texto, claro e apresentando importantes dicas para quem faz, ou deseja fazer exercícios físicos regulares.
comentado por Gladson Ricardo Flor Bertolini em 19/08/2021
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