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Marcio Santos
Professor Licenciado na Metodologia Gallo Personal Systeams, Fisiologista do Exercício Físico e Mestrando em Biociências e Saúde. CREF 015343G/Pr

O impacto que o exercício tem no cérebro

Publicado em: 28/09/2021
Este texto de cunho informativo irá examinar o impacto que o exercício físico  tem de influência no cérebro.

Quando pensamos sobre os benefícios do exercício, a atenção geralmente é focada no coração, pulmões e músculos. No entanto, o cérebro é muito ativo durante uma única sessão de exercício físico. Isto inclui tanto a atividade neuroelétrica melhorada, como o aumento do fluxo sanguíneo cerebral.

Embora muito ainda precise ser aprendido sobre o impacto do exercício físico sobre o cérebro, vou dizer o que sabemos em quatro áreas principais da pesquisa cerebral. As implicações para essas adaptações são ótimas, pois pode ajudar a manter ou melhorar a função cognitiva, reduzir a demência relacionada à idade, incluindo a Doença de Alzheimer, tratar os sintomas da Doença de Parkinson, diminuir a gravidade da depressão e ansiedade, e reduzir os efeitos negativos de estresse crônico.

Ao discutir os principais fatores que contribuem e mantêm um cérebro saudável, os componentes primários são o exercício físico regular, uma dieta saudável, a estimulação mental, o gerenciamento do estresse, a qualidade do sono e uma vida social ativa. O exercício tem o potencial de influenciar todos esses fatores.

Várias regiões do cérebro são ativadas durante o exercício físico. Isso inclui o córtex pré-frontal e motor, hipotálamo, hipocampo e lobo frontal. A atividade elétrica neural em um cérebro humano durante exercícios leves e em repouso foi estudada e mostrada em Rx. Claramente, o exercício físico estimula a atividade em várias regiões do cérebro. Além disso, durante o exercício, o fluxo sanguíneo para o cérebro pode aumentar em até 20%. Como a degeneração vascular no cérebro é uma causa comum de demência e eventual doença de Alzheimer, a capacidade de manter o fluxo sanguíneo cerebral é de importância crítica.

Como tal, o exercício físico tem demonstrado desempenhar um papel fundamental na função cognitiva e na redução da demência. Demência é definida como a perda da função mental em duas ou mais áreas, como linguagem, habilidades visuais e espaciais, memória, pensamento e raciocínio, ou julgamento. A Doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência. É uma doença degenerativa que ataca o cérebro gradualmente ao longo do tempo.

De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos EUA, a Doença de Alzheimer é classificada como a sexta principal causa de morte. Os principais fatores de risco não modificáveis para a Doença de Alzheimer incluem o avanço da idade, história familiar e sexo.

Entre os fatores de risco modificáveis, note que o exercício regular não só reduz o fator de risco para a Doença de Alzheimer, mas, como já discutimos para outras doenças, reduz o risco de muitos outros fatores de risco modificáveis, como hipertensão, colesterol elevado, obesidade, e diabetes.

Aqui estão os resultados de um dos muitos estudos que demonstram que exercício regular pode reduzir o risco de demência, bem como atrasar o início da Doença de Alzheimer.

Embora não totalmente compreendidos, temos os mecanismos potenciais em que o exercício pode exercer este efeito protetor no cérebro.

Primeiro, como tudo antes mencionado, o exercício físico pode reduzir vários dos outros fatores de risco modificáveis.

Em segundo lugar, o exercício físico pode reduzir os efeitos negativos do estresse crônico no cérebro.

Entretanto, o exercício físico pode ajudar a manter o fluxo sanguíneo cerebral e aumentar o peptídeo tipo glucagon (1) um. Ambos, podem reduzir o acúmulo de placas amilóides beta, sinônimo de Doença de Alzheimer.  Pois bem, agora vamos olhar para um distúrbio cerebral diferente.

A Doença de Parkinson é um distúrbio cerebral neurodegenerativo que progride lentamente na maioria dos pacientes. Basicamente, o cérebro para lentamente de produzir o neurotransmissor, a dopamina. Como resultado, uma pessoa tem menos capacidade de regular seus movimentos musculares e coordenação corporal.

Os sintomas incluem lentidão do movimento, agitação involuntária ou tremor em repouso e rigidez dos braços, pernas ou tronco. Dificuldade com equilíbrio e frequência de quedas também estão associadas à Doença de Parkinson.

Os mecanismos pelos quais o exercício físicos reduz os sintomas da Doença de Parkinson não foram claramente elucidados. No entanto, a sua eficácia no tratamento dos sintomas da Doença de Parkinson continua a aumentar. Evidências estão se acumulando de que o exercício físico pode fortalecer e melhorar os circuitos motores através de mecanismos que incluem aumento da sináptica força resultante de transmissões neurais de dopamina elevadas.

Exercício também leva ao aumento da expressão de fatores neurotrópicos, aumento do fluxo sanguíneo cerebral e aumento da neurogênese, a formação de novos neurônios cerebrais. Em seguida, o exercício pode ajudar a aliviar os sintomas associados à depressão.

Em todo o mundo, 350 milhões de pessoas sofrem de depressão. Os sintomas comuns incluem um humor deprimido e  sentimentos de tristeza, fadiga, interrupção do sono, alterações no apetite e peso corporal, interesse reduzido em eventos da vida, desesperança e suicídio. Os principais fatores de risco incluem o sexo feminino, inatividade física, histórico familiar, isolamento social de estresse e uma condição crônica de saúde.

A pesquisa continua demonstrando os efeitos antidepressivos do exercício físico.

Apenas alguns dos muitos estudos. Primeiro, existe uma relação inversa entre a quantidade de exercício realizado e os incidentes de depressão clínica.

Assim, quanto maior o envolvimento no exercício físico regular, menor é o risco de depressão clínica. Nos estudos apresentados, apenas duas sessões de exercícios aeróbicos por semana, de 20 a 30 minutos, foram suficientes para reduzir drasticamente os escores de depressão e de tensão em homens e mulheres após a intervenção de 12 semanas.

Ao examinar mais de 150 adultos com depressão ligeira ou moderada, num período de quatro meses de intervenção supervisionada consistindo em tratamento com um medicamento antidepressivo ou 45 minutos de exercício aeróbio ou uma combinação de ambos, foram observadas melhorias em mais de 50% dos doentes.

No entanto, nos seis meses seguintes, sujeitos foram estimulados a continuar voluntariamente seu tratamento por conta própria. No ponto de tempo de 10 meses, mais de 85% dos pacientes no grupo de exercícios permaneceram livres de depressão após 6 meses sozinhos.

Além das mudanças bioquímicas no cérebro, um sentimento de empoderamento e autoconfiança foram sugeridos como razões para este efeito antidepressivo do exercício.

Finalmente, quero lembrá-lo dos efeitos de redução do estresse do exercício regular. O exercício físico pode reduzir significativamente os efeitos negativos que o estresse crônico pode ter sobre o corpo, dando assim algum grau de resistência ao estresse.

Em resumo, o exercício físico regular é um excelente medicamento para a prevenção e o tratamento de muitos distúrbios cerebrais, incluindo demência e Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, depressão e estresse crônico.

Obrigado por me acompanhar até aqui, agora compartilhe o conhecimento e espalhe sobre os muitos benefícios do exercício físico modulado.

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7 COMENTÁRIO(S)

Interessantíssimo, sem dúvida a atividade física é muito importante para a prevenção de várias doenças tanto físicas quanto mentais.
comentado por Fabiana Cristina Biazus em 24/11/2021
De acordo com as pesquisas cada vez mais encontramos pessoas com depressão e como foi bem colocado pelo professor Márcio acabam esquecendo de exercitar seu cérebro e procuram já tratamento medicamentosos, talvez por falta de conhecimento ou por pensarem que é a melhor solução. Muito importante essas suas explicaçoes e pesquisas. Parabéns e obrigada por todas essas informações de grande importância para nossa vida.
comentado por Marcia Regina Pasinatto Rinaldi em 24/11/2021
Parabéns pelo trabalho! Sempre bom trazer conhecimento as pessoas, principalmente tratando-se da nossa saúde.
comentado por Lessandro em 22/11/2021
Muito interessante.
comentado por Eliane Biazus em 22/11/2021
Boa noite professor Márcio, exercícios físicos são essenciais para o bem estar de um indivíduo de qualquer idade. Exemplo, somos como um carro novo ele funciona plenamente como o passar do tempo vão aparecendo desgastes, avarias e se não forem resolvidos se torna perigoso ou um problema crônico, nosso corpo e de certa forma parecido, temos que deixá-lo ativo, para que possamos desempenhar nossa melhor forma sempre, para os temas abordados atividade física orientadas por um profissional de Educação física e de externa importância na manutenção de nosso corpo e mente. Parabéns pelo tema de grande relevância, abraço.
comentado por Andrei Prehl em 21/11/2021
Excelente explicações, parabéns Márcio!
comentado por Janaína Tambani Guelfi Rosin em 21/11/2021
Excelente artigo, parabéns!
comentado por Márcio Eduardo Ouriques Couto em 28/09/2021
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