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Marcio Santos
Professor Licenciado na Metodologia Gallo Personal Systeams, Fisiologista do Exercício Físico e Mestrando em Biociências e Saúde. CREF 015343G/Pr

Exercício físico na saúde e na doença

Publicado em: 20/07/2022
Tentarei descrever neste importante espaço uma pequena e breve reflexão sobre o papel do exercício físico para a saúde e na doença. O conceito de que o exercício físico é medicinal envolve seu papel tanto na prevenção quanto no tratamento de várias condições e doenças. Nos últimos anos, surgiram fortes evidências científicas para fortalecer esta afirmação. 

Então vamos discutir o papel do exercício físico na prevenção e tratamento da obesidade, doenças cardíacas, diabetes, câncer e as implicações para o envelhecimento do cérebro, explorar as contribuições do exercício físico objetivando a redução de todas as causas de mortalidade. Antes dos benefícios do exercício físico, vamos olhar para o outro lado do espectro.

Um estilo de vida sedentário está se tornando cada vez mais evidente na vida hodierna; quem quer que seja, hoje, manter um estilo de vida sedentário é um alto fator de risco que comumente resultará em muitas doenças graves, incluindo uma série de doenças cardiovasculares, câncer, obesidade e diabetes tipo 2. 

Na verdade, estar fisicamente inativo é um dos principais fatores de risco para todas essas condições. Uma série de estudos recentes demonstraram claramente os efeitos negativos para a saúde.

Em particular, chamo sua atenção para o comunicado de imprensa da Clínica Mayo, indicando que mais horas passadas sentado na frente da TV resultaram em um risco 61% maior de morrer, em comparação com indivíduos que assistiram menos de 1 hora por dia.

Consequências semelhantes são encontradas para uma sessão prolongada na frente do seu computador ou laptop, seja no trabalho ou em casa.

Na verdade, 20% de todas as mortes de pessoas com 35 anos ou mais são atribuídas à falta de atividade física. Falta do exercício físico é um fator de risco considerável em todas as causas de mortalidade. Mas, é um fator de risco modificável.     

Isso inclui o comprometimento da função dos vasos sanguíneos, aumento do tecido adiposo e a obesidade, declínio cardiopulmonar, aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes e aterosclerose. 

De todos os principais fatores de risco associados à mortalidade por todas as causas, a falta de atividade física ou baixa aptidão está continuamente entre os dois primeiros. Fumar, hipertensão, colesterol alto e obesidade são os outros principais fatores de risco. 

Os fatores de risco e as consequências para a saúde são inevitáveis. Embora existam várias variáveis que contribuem para o risco de obesidade, tais como fatores genéticos e culturais, manter um balanço energético positivo é o principal culpado.

Para perder peso, um balanço energético negativo deve ser mantido, seja reduzindo a ingestão calórica, aumentando o gasto diário de energia através do exercício físico ou, idealmente, a partir de uma combinação de ambos.

A necessidade de prevenir e tratar a obesidade decorre de seu papel no desenvolvimento de muitas doenças e distúrbios que ameaçam a vida.

No topo da lista para fatores de risco estabelecidos para doença cardíaca coronária está a inatividade física.

Está se tornando cada vez mais claro que a inatividade física coloca um indivíduo em maior risco para muitas outras formas de doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão arterial e acidente vascular cerebral.

Ao olhar para os fatores de risco modificáveis para o desenvolvimento de diabetes tipo 2, você vai encontrar inatividade física no topo da lista, juntamente com obesidade ou gordura corporal elevada.
Sobre diabetes, não há melhor prevenção ou tratamento para diabetes tipo 2 do que a participação em exercícios físicos regulares.

Você pode se surpreender ao saber que o exercício físico regular pode diminuir o risco de várias formas mais comuns de câncer, incluindo câncer de cólon, mama e próstata.

Igualmente importante em pacientes com câncer submetidos à quimioterapia, o exercício físico tem demonstrado reduzir a fadiga, bem como a depressão e ansiedade associadas a tais tratamentos.

Com indivíduos com 65 anos ou mais sendo o segmento de crescimento mais rápido da população, o envelhecimento saudável é de suma importância. São muitas variáveis afetadas pelo processo de envelhecimento. 

Em populações sedentárias, há uma redução significativa na massa muscular esquelética, conhecida como sarcopenia, e da densidade mineral óssea, conhecida como osteoporose. A perda de força muscular associada aos ossos frágeis contribui para o aumento das quedas e fraturas, comum entre os idosos. Outras limitações na mobilidade reduzem a independência e a qualidade de vida geral. 

A participação no exercício regular fortalecerá a resistência, compensará esses efeitos negativos do envelhecimento sedentário. Você também pode se surpreender ao saber dos efeitos benéficos que o exercício físico tem sobre o cérebro.

A conexão entre a mente e o corpo está claramente no trabalho durante o exercício. Não só a atividade no cérebro é estimulada durante o exercício, mas o fluxo sanguíneo e a função vascular são aprimorados. Isso pode explicar por que o exercício físico regular ajuda a manter a função cognitiva, reduzir a demência e até mesmo reduzir a gravidade da depressão. 

Acabo de cobrir a ponta do iceberg sobre o papel do exercício físico como medicina preventiva. Aqui está uma lista abrangente dos benefícios para a saúde do Ser Humano através do exercício físico regular. E se isso não é incentivo suficiente para sair e permanecer ativo, aqui estão ainda mais boas notícias.

 A intensidade de exercício físico necessária para colher esses benefícios para a saúde não precisa ser tão alta quanto é necessário para melhorias na aptidão física ou VO2 Max (volume de oxigênio máximo).
 O exercício físico moderado pode reduzir significativamente os fatores de risco para todas as causas de mortalidade.

Um exemplo em que caminhar por várias semanas reduzirá a mortalidade em até 21% em comparação com indivíduos não caminhantes. Um estudo que examinou a aptidão aeróbia em mais de 13.000 homens e mulheres foi responsável por alertar outros fatores de risco, como tabagismo, hipertensão, diabetes, colesterol alto e histórico familiar.

No entanto, o grupo menos apto para o segundo grupo menos apto, houve uma redução de mais de 50% nas taxas de mortalidade. 

Finalmente, esses estudos são mostrados para enfatizar fortemente que nunca é tarde demais para colher os benefícios de saúde do exercício físico regular.

 Observe que se você fosse incapaz quando era jovem e permanecesse sedentário durante a idade adulta, você teria o maior risco de morte. O contrário é verdade se você estiver em forma quando era jovem e permanecer ativo durante a idade adulta, tendo assim o menor risco de morte.

No entanto, se você é sedentário quando jovem, mas iniciou um programa regular de exercícios físicos mais tarde na vida, seu risco de morte pode cair até 50%. 

A mensagem de levar para casa esses estudos é que nunca é tarde demais para se exercitar. Em resumo, o exercício físico é realmente uma medicina tanto no sentido preventivo como reabilitação. Um estilo de vida sedentário e prolongado têm múltiplas consequências negativas para a saúde.

O exercício físico regular pode reduzir os fatores de risco associados a muitas doenças que ameaçam a vida humana.     

Exercícios físicos moderados são suficientes para colher esses benefícios de saúde física e mental, nunca é tarde demais para começar.
 
 
Professor Marcio Santos
Especialista em Emagrecimento e Grupos Especiais
Credenciado na Metodologia Gallo Personal Systeams


Referências:
  • Exercise Physiology: Theory and Application to Fitness and Performance. S.K. Powers and E.T. Howley. 10th edition. McGraw Hill publishers.
  • Exercise Physiology: Nutrition, Energy, and Human Performance. W.D. McArdle, F.I. Catch and V.L. Catch. 7th edition. Lippincott Williams & Wilkins publishers.

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21 COMENTÁRIO(S)

Muito bom Marcio, parabéns pelo texto e pelo trabalho que desenvolve, mostrando a importância do exercício físico.
comentado por LÉIA em 21/07/2022
Professor Márcio, referência dentro da nossa metodologia GalloPersonal. Sempre agregando conhecimento a população. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
comentado por Carla Borges em 21/07/2022
Sensacional sua colocação sobre a importância do exercício fisico e prevenção da saude para população, obrigada Márcio Santos, por se preocupar com a saúde da nossa população, você é um excelente fisiologista .
comentado por Vanderlice Eugênia Batista da Silva em 21/07/2022
Não é de hoje as grandes evidências dos benefícios dos exercícios físicos para a qualidade de vida e da saúde. Exercícios esses de baixa a média intensidade demonstrado resultados mais significativo, do que exercícios de alta intensidade. Por tanto é de suma importante nos exercitarmos quase que diariamente, pois somos pessoas ativas e feitas para gastar energia e não ficamos parados, acumulando calorias.
comentado por Alex de Almeida em 21/07/2022
Exercício Físico em prol da saúde, e não na destruição da mesma! Parabéns Professor.
comentado por Ricardo Gordilho em 21/07/2022
Sessacional o conteúdo, adorei as informações 👏👏👏.
comentado por Valquiria Gonçalves Oliveira em 21/07/2022
Parabéns Marcio, voce não enxerga problema, encontra soluções! Parabéns pelo profissionalismo e excelência do seu trabalho!
comentado por R voseli Machado dos Santos. em 21/07/2022
Excelente artigo, a revista está de parabéns em ter um profissionais de excelência que sabe tanto na teoria como na pratica os benefícios do Exercício Físico.
comentado por Gleidson Ferreira Varejão em 21/07/2022
Excelente abordagem meu parceiro, e acrescento mais: as pessoas estão cada dia mais doentes, e cada dia mais tomando remedios que as torna mais doentes. Mas o exercicio físico que é um grande aliado tem sido cada vez menos indicado pelos médicos um verdadeiro descaso!
comentado por Edi Santos em 21/07/2022
Fantástico, sem dúvidas o exercício físico é fundamental!!! Parabéns pela ótima escrita
comentado por Gabriel Bahiano Santos em 21/07/2022
Grande conhecedor das bases fisiológica, parabéns Márcio
comentado por Pedro Ribamar em 21/07/2022
Muito bom o ARTIGO. Vale lebrar que as atividades fisica é importante ate mesmo para um bem estar, já observaram que as pessoas que as praticam são mais felizes, mais sorridentes, passa um ar de tranquilidade. Poisé ainda vale diser que os desempenhos nas atividades sexuais esta relacionado a disposição fisica. quanto maior a resistencia maior o desempenho. Obrigado pelo espaço e por este conteudo gostei.
comentado por Elias Nunes em 21/07/2022
Marcio Santos, sempre acertivo em suas postagens. Parabéns
comentado por Mirian Bolzan em 21/07/2022
Excelente informação sobre a importância do exercicio em prol da saúde
comentado por andrea em 21/07/2022
Excelente matéria, escrita com muita propriedade. Conheço o Márcio e seu empenho em contribuição a melhoria da saúde das pessoas.
comentado por Edio Vescovi em 20/07/2022
A diabetes é uma doença metabólica que precisa de extrema atenção atenção. Muito bem colega, e obrigado pelo excelente conteúdo. Nossa fisiologia em alta. Educação física que salva vidas!!!
comentado por Elias Oliveira em 20/07/2022
A educação física levada a sério pode através do exercício físico customizado, promover a saúde e a melhora da qualidade de vida, metodologia Gallo Personal Systems
comentado por alexandre em 20/07/2022
Grande fisiologista Marcos
comentado por Waldney Magela em 20/07/2022
Excelente texto colega. Nossa metodologia salva vidas, pena que poucos profissionais têm essa capacidade, conhecimento e profissionalismo que nós da metodologia Gallo Personal Systems temos! Parabéns e sucesso sempre!
comentado por Silvia Von tryller em 20/07/2022
Muito importante o exercício físico para saúde. Exercícios físicos são as prevenções contra as doenças.
comentado por Michele em 20/07/2022
Parabéns professor Márcio..competentissimo..sucesso sempre.. Abraço
comentado por Vereador Josias em 20/07/2022
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