Colunas

HeForShe

Publicado em: 12/07/2021

O movimento da ONU convida homens e meninos a repensarem seus papeis fundamentais como parceiros igualitários para um mundo com mais equilíbrio

A expressão HeForShe, em tradução livre quer dizer ElesPorElas, e se refere a um movimento global capitaneado pela Organização das Nações Unidas – ONU que visa a materializar um esforço para envolver homens e meninos na luta pela igualdade de gênero, uma vez que o tema diz respeito a homens e mulheres e busca beneficiar toda a sociedade.

O movimento da ONU teve início em 2014 e convida homens e meninos a repensarem seus papeis fundamentais como parceiros igualitários para um mundo com mais equilíbrio, justiça e bem estar social. Informalmente dizemos que um homem é HeForShe quando se posiciona de forma contundente dentro desta pauta feminina e feminista (ainda que eventualmente não tenham se dado conta). Especialmente no Brasil é um tema muito necessário. Por quê? 

Recentemente, segundo uma pesquisa realizada em âmbito nacional, 83% das pessoas entrevistadas atestam que o nosso país é machista, mas apenas 11% destas pessoas se consideram indivíduos machistas. Nossa sociedade está imersa no que chamamos de machismo estrutural, o que significa dizer que o preconceito permeia várias esferas de nosso corpo social, incluindo espaços na política e nas empresas. 

Portanto, quando uma organização transnacional como a ONU inclui em sua pauta o debate acerca da importância de termos homens se posicionando de forma muito positiva para alavancar as mulheres, precisamos incentivar, acreditar e acolher o movimento. 

A estratégia global do HeForShe está pautada nos princípios: educação, sensibilização e conscientização: impacto por meio de políticas e planejamento; captação de recursos; mobilização social de indivíduos, governos, universidades e empresas. Precisamos reunir esforços para um país mais equitativo, diverso e inclusivo.  Toda intencionalidade positiva é bem-vinda. 

Grande abraço, 
Gisele
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!