A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Mulheres Líderes

Gisele Gomes
Gisele Gomes é embaixadora do Programa Rede Global de Mulheres Líderes – GWLN/WOCCU no Brasil

Mulheres, justiça e paz

Publicado em: 19/05/2022
Recentemente tomei conhecimento da terceira edição do Índice Global de Paz e Segurança das Mulheres (Índice WPS), uma publicação elaborada pelo Instituto de Mulheres, Paz e Segurança de Georgetown e pelo Centro PRIO de Gênero, Paz e Segurança com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega.

O relatório baseia-se em fontes de dados reconhecidas para medir a inclusão, justiça e segurança das mulheres em 170 países.

As tendências do Índice WPS mostram que o avanço global do status das mulheres diminuiu e as disparidades aumentaram entre os países. O índice captura e quantifica as três dimensões da inclusão das mulheres (econômica, social, política), justiça (leis formais e discriminação informal) e segurança (nos níveis individual, comunitário e social) por meio de 11 indicadores.

Analisando os dados do Brasil, percebemos que dos 170 países ocupamos o ranking de número 80 relativamente próximos a Arábia Saudita que ocupa a posição número 102 e extremamente distantes de países como Finlândia, Noruega, Suíça, Reino Unido e Holanda (entre os três primeiros).

Outras pesquisas dão conta que o Brasil possui um dos maiores números de feminicídios do mundo, bem como de casamentos infantis. 

Se pensarmos na perspectiva da visão sistêmica e de uma cultura regenerativa não há futuro justo sem as mulheres. E este futuro só pode ser construído se contemplarmos as desigualdades que estão postas em todas as esferas da sociedade e pensarmos em estratégias de melhoria nesse sentido.

O que podemos fazer hoje para iniciarmos essa trajetória mais equânime para todas as pessoas?
Depende apenas de nós.

Grande abraço,
Gisele

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751