Colunas

O Mundo dos Queijos

Publicado em: 12/02/2021

/arquivos/images/BRU_5878.jpg


Gostaria de te convidar para uma viagem pelo mundo dos queijos. Vamos descobrir um mundo repleto de sabores, aromas e texturas. Indo mais além, descobrir um pouco do que este alimento representa para a humanidade.

Você sabia que queijo faz parte da alimentação humana há milhares de anos? Em seus primórdios, sua fabricação tinha por objetivo a conservação do leite. Os agricultores fabricavam queijos com o excedente do leite apenas para consumo próprio. O processo era totalmente artesanal e as técnicas de fabricação eram passadas de geração para geração. Com o passar do tempo, estas técnicas foram se aprimorando. O homem começou a entender a ciência deste processo e a dominar a tecnologia de fabricação.

Por isso, podemos dizer que queijo é muito mais que um alimento. Ele tem relação direta com a tradição, história e cultura de um povo. Considerando que os queijos têm relação com cultura regional, podemos supor que existem muitos queijos diferentes pelo mundo, não é mesmo? Na verdade, existem tantos tipos queijos na face da terra que não existe um número oficial que contemple todas as variedades existentes. São milhares... 

E o que faz um queijo ser diferente do outro? O queijo é um alimento vivo e sensível a tudo que acontece ao seu redor. Todas as variáveis na sua fabricação, desde o clima, a vegetação utilizada na alimentação animal, a espécie e a raça do animal, os processos de fabricação, os ingredientes, a maturação, enfim, qualquer diferença no processo gera um produto diferente. As condições ambientais têm tanta influência que um determinado produto produzido em uma região específica pode ser considerado único. Os franceses chamam isso de “Terroir”.

Por isso podemos viajar pelo mundo degustando queijos: Itália, França, Grécia, Portugal, Canadá, Uruguai, Estados Unidos, Brasil e até para o Japão. Cada país refletindo um pouco da sua cultura neste alimento impressionante.

E, para quem diz que não gosta de queijo, eu sempre digo: é porque você ainda não encontrou o queijo apropriado ao seu paladar. Existem queijos suaves, fortes, picantes, amanteigados, cremosos, duros, salgados, adocicados, temperados, com fungos, enfim, são infinitas as variações. Aliás, você sabia que existem até opções feitas com base vegetal? Ou seja: há queijos para todos os gostos...

Então embarque nesta viagem comigo por este mundo delicioso e descubra seu queijo ideal, aquele que vai surpreender seu paladar e fazer seus sentidos derreterem de felicidade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Parabéns pela matéria, o Mundo dos Queijos é Sensacional 🥰
comentado por Gislaine Rauber em 05/03/2021
Te esperamos para nossa próxima viagem: vamos para a Suíça conhecer o queijo Emmenthal ;)
comentado por Revista Aldeia em 05/03/2021
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!