Colunas

Gostinho suíço!

Publicado em: 20/03/2021


O Emmentaler suíço fica de dois a seis meses maturando, podendo chegar a 12 meses para atingir o máximo de aroma e sabor. Hoje já encontramos no mercado a versão brasileira

 
Que tal começarmos nossa viagem pelo mundo dos queijos, dando um pulinho na Suíça? Os queijos suíços são conhecidos mundialmente por serem queijos com muitos furos, chamados de olhaduras. É aquele queijo que sempre aparece nos desenhos do Tom e Jerry...

Neste tipo de queijo, as olhaduras são redondas, bem definidas e distribuídas de forma regular. São formadas por bactérias benéficas que, durante a maturação dos queijos, produzem gás carbônico, formando estas aberturas na massa e conferido seu sabor característico. Mas atenção! Nem todo queijo furadinho é bom, mas vamos falar disso em outra ocasião. 

Outra curiosidade: nem todos os queijos fabricados na Suíça tem olhaduras e nem todos os queijos com olhaduras são suíços... O queijo suíço mais famoso e reconhecido por suas olhaduras é o Emmentaler, conhecido aqui no Brasil como emental.

O emental tem esta aparência linda que atiça nossos sentidos e surpreende o paladar quando degustado. Isso porque seu sabor é adocicado, frutado e delicado; sua textura é firme, mas flexível.  É um dos queijos que compõem o famoso Fondue, uma especialidade muito apreciada para aquecer os dias frios de inverno. Por ser um queijo que derrete bem, é muito utilizado na culinária, em sanduíches, soufflés, cremes, molhos, omeletes, ou ainda, compondo uma deliciosa tábua de queijos. 

O Emmentaler suíço fica de dois a seis meses maturando, podendo chegar a 12 meses para atingir o máximo de aroma e sabor. Hoje já encontramos no mercado a versão brasileira, produzida por laticínios que se inspiraram no famoso queijo suíço para reproduzi-lo em território nacional. 

Para harmonizar e aproveitar bem todo seu potencial, deve ser degustado com vinhos tintos como Bordeaux, Merlot ou Beaujolais; vinhos brancos frutados como Chardonnay, Riesling, Lambrusco, Zinfandel branco ou rosé; ou ainda com cervejas lagers escuras e bock.


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!