Colunas

Queijo da Canastra

Publicado em: 12/07/2021


Engana-se quem pensa que Canastra é apenas um tipo de queijo; existem vários produtores nesta região que produzem queijos com diferentes características: fresco, meia cura ou curado (mínimo de 22 dias de maturação)

Neste mês nossa viagem pelo mundo dos queijos aterrissa no Brasil, mais precisamente na microrregião da Serra da Canastra, Minas Gerais. A Canastra é uma região tradicionalmente produtora de queijos, são mais de 200 anos de tradição queijeira. 

Engana-se quem pensa que Canastra é apenas um tipo de queijo; existem vários produtores nesta região que produzem queijos com diferentes características: fresco, meia cura ou curado (mínimo de 22 dias de maturação); alguns com uma casca mais complexa, com fungos; outros são de casca lisa e lavada... 

O que todos têm em comum é a região geográfica onde são produzidos, além de serem feitos com leite cru de vaca utilizando o pingo (soro da produção do dia anterior) e utilizando processos artesanais na sua fabricação, como a prensagem da massa feita a mão.

O queijo da Canastra tradicional é um dos queijos mais famosos do Brasil. Pesa cerca de um quilo, possui a casca amarelada, massa compacta e amanteigada, sabor intenso e um pouco picante. Como forma de proteger a autenticidade deste queijo tão famoso, os produtores cadastrados recebem selos de caseína que são colocados na superfície dos queijos.

Este selo tem a função de indicar a procedência e permitir a rastreabilidade do produto. Assim, o consumidor tem a certeza de que está adquirindo um produto original.

O queijo da Canastra é tão importante dentro da cultura gastronômica brasileira que seu processo de fabricação é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural imaterial brasileiro desde 2008.

Esse “queijim danado de bão” é muito utilizado na gastronomia mineira; pode ser incorporado a pratos doces e salgados, inclusive no tradicional pão de queijo. A harmonização deve levar em conta o tipo do queijo: um Canastra curado casa bem com vinhos tintos tânicos, cervejas encorpadas e cachaça.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!