
Mundo dos Queijos
Maike Tais Maziero Montanhini
Doutora em Tecnologia de Alimentos e apaixonada por queijos
Fondue
Publicado em: 11/08/2021
O fondue é um prato típico das montanhas frias dos Alpes, principalmente na Suíça e na França. Vários tipos de queijos podem ser utilizados no seu preparo
Os dias frios de inverno ganham romantismo, sofisticação e sabor com fondue de queijo, que, além de nutrir, aquece o corpo e a alma, proporcionando uma requintada experiência gastronômica. Esta mistura de queijos fundidos encanta os sentidos por sua textura, aroma e sabor, sem contar todo o ritual que envolve seu preparo e consumo.
O fondue é um prato típico das montanhas frias dos Alpes, principalmente na Suíça e na França. Vários tipos de queijos podem ser utilizados no seu preparo, sendo geralmente composto por queijos semiduros maturados, como o Emmental, Gruyère, Beaufort, Comté, Vacherin Fribourgeois e mesmo com Raclette, Reblochon ou Morbier.
Existem várias receitas de fondue. Geralmente, escolhem-se 2 a 3 tipos de queijos, cujas proporções podem variar de acordo com o gosto pessoal; alguns são mais adocicados, como o Emmental e o Gruyère, outros mais salgados e picantes como o Comté e, para quem gosta de queijos fortes e marcantes, vale ousar com um Reblochon. Contudo, para desfrutar do verdadeiro fondue suíço a proporção é “moitié-moitié”: 50% de Gruyère e 50% de Vacherin Fribourgeois.
O preparo é simples, mas exige alguns utensílios específicos: garfos especiais (longos para evitar queimaduras); réchaud, vela ou lamparina; e suporte para a panela. Existem vários modelos de kits para fondue disponíveis no mercado, inclusive aparelhos elétricos, que permitem a regulagem da temperatura.
Os queijos devem ser ralados para facilitar seu derretimento; a casca em geral é removida. Além dos queijos, adiciona-se vinho branco e um pouco de amido de milho, para deixar sua textura mais lisa. Costuma-se amassar um dente de alho no fundo da panela para aromatizar a mistura. Também podem ser adicionados noz-moscada e pimenta moída na hora, a gosto.
Como acompanhamento, um bom pão (de preferência de fermentação natural, por ter uma consistência mais firme, sem risco de desmanchar); batatas cozidas e embutidos. Para harmonizar, vinhos brancos secos com certa acidez são mais recomendados ou vinhos tintos mais suaves, como Pinot Noir. Impossível não se derreter com essa delícia!