A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Mundo dos Queijos

Maike Tais Maziero Montanhini
Doutora em Tecnologia de Alimentos e apaixonada por queijos

Burrata

Publicado em: 15/10/2021


Muito apreciada na Itália apenas com um fio de azeite e pão, harmoniza muito bem com tomates, pesto, rúcula, jamón ou proschuitto, legumes grelhados

A primavera chegou e com ela os dias de calor... Nada mais refrescante do que uma salada com queijo fresco, tomates e manjericão... E se tem um queijo capaz de transformar uma simples salada em uma experiência sensorial fabulosa, esse queijo é a Burrata. Um queijo suave, cremoso, sabor lático e levemente salgado, que encanta os sentidos pela aparência e pelo paladar...

Esta especialidade italiana é classificada como um queijo fresco de massa filada, produzida a partir do mesmo processo de fabricação da verdadeira Mozzarella, porém é recheada com uma mistura de creme de leite e queijo chamada Stracciatella. Moldada como um sachê de queijo, deixa escorrer seu recheio cremoso ao ser cortada.

A Burrata pode ser feita com leite de vaca ou de búfala. Geralmente é comercializada imersa em salmoura e soro de leite, para manter sua umidade e frescor. Por ser um queijo fresco e de alta umidade, sua validade é curta, devendo ser consumida rapidamente. 

Muito apreciada na Itália apenas com um fio de azeite e pão, harmoniza muito bem com tomates, pesto, rúcula, jamón ou proschuitto, legumes grelhados; em cima de uma pizza ou um prato de macarrão ao sugo; além de versões onde é preparada a quente, gratinada ou até mesmo empanada. 

A harmonização ideal é feita com vinhos brancos secos e levemente estruturados, vinhos tintos muito jovens, frutados e que não envelheceram em barris de carvalho (vinhos com pouco tanino) ou, como a maioria dos queijos, acompanhada de um bom espumante.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751