A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Mundo dos Queijos

Maike Tais Maziero Montanhini
Doutora em Tecnologia de Alimentos e apaixonada por queijos

Queijos franceses

Publicado em: 13/12/2021


A variedade de queijos produzidos na França é realmente surpreendente. A cada dia tem um queijeiro inventando algo novo, combinando sabores e criando experiências diferentes

Passei o mês de novembro na França, então é claro que vou falar de queijo francês... Mas o dilema é: sobre qual queijo falar? Talvez a resposta pareça fácil: Camembert, Brie (já falei sobre ele aqui), Roquefort... Mas que imerge no mundo dos queijos franceses percebe que estes queijos, apesar de muito conhecidos internacionalmente, são singelos representantes da imensa variedade de queijos produzidos lá.

Os queijos estão fortemente ligados à cultura, história e gastronomia francesa. Inclusive tem um ditado por aqui que diz: Un repas sans fromage c’est comme une journée sans soleil (uma refeição sem queijo é como um dia sem sol). O queijo aparece como aperitivo, entrada, compondo o prato principal e até mesmo substituindo a sobremesa; é difícil fazer uma refeição em que o queijo não esteja presente.

Entre os queijos mais consumidos na França estão os Fromages de Chèvre (queijos de cabra). Geralmente pequenos em tamanho, mas poderosos em sabor. Outra categoria muito apreciada são os queijos de inverno: usados em fondues e raclettes, onde o queijo é servido derretido acompanhado de pão, batatas e embutidos. 

Claro que os queijos com fungos representam uma categoria de queijos fortemente ligada à cultura francesa. Os famosos Fromages à pâte molle et croûte fleurie (queijos de massa mole e casca florida) e os Fromages persillés (queijos azuis) são encontrados em uma grande variedade de tamanhos, formas e produzidos com diferentes tipos de leite, principalmente vaca, ovelha, cabra e búfala.

Os queijos de casca lavada também são célebres na França. Estes queijos ainda não são muito conhecidos no Brasil pois o paladar brasileiro precisa se “adaptar” para esta iguaria: são queijos de personalidade forte, que surpreendem pelo seu odor pungente e sabor marcante. Já os queijos filados, tão consumidos no Brasil (principalmente a mussarela), não se destacam entre os queijos franceses... O queijo de maior uso culinário é o Emmental.

A variedade de queijos produzidos na França é realmente surpreendente. A cada dia tem um queijeiro inventando algo novo, combinando sabores e criando experiências diferentes. Não é à toa que a França é reconhecida mundialmente como o país dos queijos. À bientôt mes amies!
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751