A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Mundo dos Queijos

Maike Tais Maziero Montanhini
Doutora em Tecnologia de Alimentos e apaixonada por queijos

Queijos autorais!

Publicado em: 18/03/2022


Sem uma receita pré-definida, esses produtos são frutos de várias tentativas, muitas vezes frustradas, até chegar a um produto único, com personalidade própria

Por muito tempo, a cultura queijeira no Brasil se restringia a poucas variedades de queijos, as quais poderiam ser classificadas basicamente em duas categorias: queijos convencionais (principalmente commodities como a muçarela, prato, etc.) e queijos artesanais tradicionais (Canastra,  colonial, etc.).

Nos últimos anos, vimos o mercado de queijos se abrir para novas categorias, tais como os queijos finos (nacionais ou importados) e, recentemente, podemos observar uma crescente tendência queijeira: os queijos autorais.

Queijos autorais são produtos obtidos a partir da criatividade, imaginação e determinação de queijeiros que decidem produzir criações próprias. Sem uma receita pré-definida, esses produtos são frutos de várias tentativas, muitas vezes frustradas, até chegar a um produto único, com personalidade própria.

A inspiração para a criação de queijos autorais pode vir de diferentes fontes: algum queijo já existente, mas reinventado; a incorporação de algum ingrediente regional; ou mesmo a valorização do leite com alguma característica especial (por exemplo, leite obtido de espécies ou raças específicas, ou mesmo condições de produção diferenciadas, como leite orgânico, A2A2, etc).

A criatividade também vem à tona no batismo destes queijos: Tulha, Santo Casamenteiro, Lua Cheia, Morro Azul, Cuesta, Soberano, Precioso, Coração em Brasa, são alguns exemplos produzidos no Brasil. Esta é uma verdadeira revolução queijeira e cada vez mais os produtores se aventuram a criar queijos diferentes, para surpreender e encantar o consumidor.

Muitas pessoas buscam por esse tipo de experiência gastronômica, valorizando produtos especiais e pouco convencionais.
E você, vai ficar de fora dessa? Bora provar um queijinho diferente hoje!
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751