A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Mundo dos Queijos

Maike Tais Maziero Montanhini
Doutora em Tecnologia de Alimentos e apaixonada por queijos

MUÇARELA

Publicado em: 14/04/2022


A muçarela chegou no Brasil com os imigrantes italianos, que adaptaram a receita original com o leite de vaca, mais disponível no Brasil

É assim mesmo, eu não escrevi errado. De acordo com o dicionário da língua portuguesa, muçarela se escreve com cê-cedilha. Mas este é apenas um detalhe gramatical, o que realmente importa é que a muçarela é um dos queijos mais consumidos no Brasil e no mundo.

Na pizza, no sanduíche, em pratos grelhados, a muçarela é um ingrediente tradicional da nossa gastronomia. Criada na Itália, a “Mozzarella” italiana é bem diferente do queijo consumido no Brasil. A versão original é bem mais úmida que a brasileira e pode ser feita com leite de búfala, vaca ou a mistura do leite de ambas as espécies.
 

A muçarela chegou no Brasil com os imigrantes italianos, que adaptaram a receita original com o leite de vaca, mais disponível no Brasil. Com o tempo passou a ser produzida em larga escala, mas ainda é possível encontrar versões mais artesanais, moldadas à mão.

Por ser um queijo de massa filada possui uma textura mais elástica que permite moldar o queijo em vários formatos: trança, bolinhas, nozinhos ou na forma de bloco, ideal para fatiar. Outros queijos que passam pelo processo de filagem são a burrata, o provolone, o caciocavallo (também conhecido como porongo ou cabacinha em algumas regiões do Brasil).

A mozzarella de búfala é mais branquinha que a muçarela de vaca, mas não se engane achando que por isso é mais light. A cor não tem relação com o teor de gordura do queijo. O leite de búfala tem quase o dobro de gordura que o leite de vaca, o que deixa a textura dos queijos mais macia e cremosa.

Podemos dizer que a muçarela é sinônimo de versatilidade na culinária, deixa tudo mais gostoso.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Acho muito difícil fazer muçarela manualmente...cada dia sai um tipo diferente...
comentado por Carlos em 26/04/2022
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751