A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Mundo dos Queijos

Maike Tais Maziero Montanhini
Doutora em Tecnologia de Alimentos e apaixonada por queijos

Queijos de cabra

Publicado em: 19/05/2022


Os queijos de cabra são um tesouro a ser descoberto pelos brasileiros.

A maioria nunca provou ou, quando provou, não teve uma boa primeira impressão com o sabor característico deste tipo de queijo. O leite de cabra tem suas particularidades e pode causar uma certa “estranheza” quando comparado ao leite de vaca. Mas por que comparar produtos obtidos de espécies animais diferentes? Claro que cada um tem sua identidade própria.

O leite de cabra contém ácidos graxos de cadeia curta que, além de conferir as características sensoriais aos seus derivados, tornam estes produtos mais digestos. Além disso, a proteína do leite de cabra tem menor potencial alergênico, sendo muitas vezes indicado para pessoas que possuem alergia ao leite de vaca.

Outro ponto que merece destaque é que o leite de cabra tem menor teor de lactose quando comparado ao leite de vaca.

Os queijos de cabra possuem uma coloração mais branca que os feitos com leite de vaca, em função da conversão do ß-caroteno em vitamina A, assim como o leite de ovelha e de búfala. Geralmente são feitos em tamanhos menores, com formatos diferentes, como pirâmides e cilindros.

O leite de cabra pode ser usado para fazer todos os tipos de queijos: desde Cheddar, Gouda e até Brie ou Camembert. Os tipos de queijo de cabra mais importantes mundialmente são o Feta (Grego) e os famosos fromages de chèvre franceses (entre eles o Rocamadour, Buche, Sainte Maure de Touraine, entre outros). Também é comum a mistura do leite de cabra com leite de outras espécies para a fabricação de queijos diferenciados. 
 

Enfim, existem muitas variedades de queijos de cabra: frescos, maturados, com fungos, ou seja, queijos para todos os gostos! Alguns são mais fortes em sabor, outros mais suaves… vale a pena provar vários até encontrar o que melhor se adapta ao seu paladar.

Para quem ainda está descobrindo esta categoria de queijos, sugiro começar pelos frescos (mais suaves) e escalar cada degrau até chegar ao ápice do sabor. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Dos que comi… adorei! Acho que minha amiga sempre me apresentou os melhores 😁
comentado por Roberta em 20/05/2022
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751