A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Mundo dos Queijos

Maike Tais Maziero Montanhini
Doutora em Tecnologia de Alimentos e apaixonada por queijos

O verdadeiro Cheddar

Publicado em: 20/06/2022


Trata-se de um produto mundialmente conhecido, feito a partir de leite de vaca, de massa dura e granulosa, e com sabor variável em função do tempo de maturação

O queijo Cheddar teve sua origem em um vilarejo com este mesmo nome, no sudoeste da Inglaterra. Trata-se de um produto mundialmente conhecido, feito a partir de leite de vaca, de massa dura e granulosa, e com sabor variável em função do tempo de maturação.

Atualmente, é produzido em diversos países, com destaque para Inglaterra, Canadá, EUA e Austrália. Varia bastante entre um produtor e outro, principalmente em função do tempo de maturação, podendo chegar a 36 meses. Um queijo jovem possui textura mais macia e sabor amanteigado.

À medida que envelhece, tende a ficar mais duro e com sabor mais intenso. Alguns são mais amarelados e outros mais claros. A cor laranja é obtida pela adição de urucum, um corante natural utilizado na fabricação de queijos em geral.
 

Vendo estas descrições, podemos perceber que este queijo é bem diferente do que temos no Brasil, certo? Então, que produto é esse que conhecemos como sendo Cheddar?

A grande maioria do “Cheddar” consumido no Brasil se trata, na verdade, de queijo processado, no qual são adicionados aromas e corantes que conferem suas características sensoriais. Porém, não parece em nada com o Cheddar verdadeiro; na maioria das vezes, este queijo nem faz parte da formulação do produto processado.

Independente de gostar ou não do Cheddar brasileiro (queijo processado), é importante saber o que estamos consumindo, não acha? Por isso, é essencial lermos o rótulo dos produtos que compramos.
Lembre-se, queijos verdadeiros não têm amido nem gordura vegetal na sua composição.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751