Colunas

Os tesouros de Jura

Vinhos brancos e tintos, mas também amarelos, palha ou espumantes

Publicado em: 16/06/2021

Vamos para a França, para a região localizada entre a Borgonha e a Suíça, no leste do país, zona montanhosa, uma região isolada. O Jura produz vinhos há muito tempo, e além das montanhas e campos há algumas vaquinhas, que por sinal também produzem leite para queijos espetaculares.

Confesso que essa região gera muita curiosidade pelas características dos seus vinhos, vinho tinto com alma de branco e branco com alma de tinto (brancos com mais corpo). Nos vinhos da região são utilizadas as uvas brancas Chardonnay e Savagnin (de uma acidez bem interessante, com um corpo presente) e uvas tintas Pinot Noir e as cepas nativas Poulsard e Trousseau. 

As uvas Poulsard e Trousseau possuem a casca fina e delicada, parecidas com as do Pinot Noir. Os vinhos tintos do Jura tem a cor mais clara e o clima da região possui invernos muito frios, com presença de neve, verões quentes e ensolarados e outonos longos e suaves. 

Comparado com outras regiões da França, esta região possui quatro Denominações de Origem Controlada (AOC - Appellation d'origine contrôlée) e algumas surpresas:
• AOC Cotês-du-jura: na maior parte são vinhos brancos, originários das uvas Savagnin e da Chardonnay.
• AOC Château-Chalon: conhecido pelo vinho amarelo.
• AOC Arbois: principal denominação de vinho tinto do Jura, que ainda leva o nome da cidade onde fica localizado ao seu redor.
• AOC Étoile: produz o vinho branco chardonnay e alguns com a uva Poulsard, sem maceração. 

O Jura também tem alguns estilos de vinhos exclusivos que são elaborados em toda a região: 
• Crémant du Jura: método tradicional, maturando 9 meses em contato com as borras (Sur Lie). 
• Vin de Paille: as uvas são desidratadas em cima de uma cama de palha. Após a vinificação, envelhece em barricas por até quatro anos. 
• Mac Vin du Jura: corte feito com um terço de aguardente e dois terços de mosto de uva tinta ou branca. Amadurecem por no mínimo um ano em barricas.
• Vin Jaune: vinho branco feito de uvas Sauvagnin, colhidas bem maduras, vinificado em barricas de carvalho de 600 litros. Desenvolvem-se então leveduras que formam o véu de flor, permanecendo em torno de cinco anos evoluindo.
 
*Indicação vinho VNH: J. Arnoux Savagnin "Authentique", uva Savagnin, 30 meses em barricas de carvalho sob o véu de flor. Saúde!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!