Colunas

Serra Gaúcha, logo ali...

Publicado em: 12/07/2021

Na nossa região mesmo, especificamente em Toledo, temos um lugar lindo, a Vinícola Dezem Vinhos Finos. A Dezem vinifica vinhos muito bons e possui um vinho branco barricado maravilhoso
 

Até alguns anos atrás ainda predominava um preconceito sobre os nossos vinhos brasileiros. Estávamos sempre procurando novidades de vinhos internacionais, focados no Velho Mundo. Aos poucos, as coisas estão mudando.

Na nossa região mesmo, especificamente em Toledo, temos um lugar lindo, a Vinícola Dezem Vinhos Finos. A Dezem vinifica vinhos muito bons e possui um vinho branco barricado maravilhoso, o Atmo Chardonnay Cuvée, para o qual vale a pena a visita. 

Em uma conversa com um grande amigo, Werner Schumacher, um dos profissionais responsáveis pela inovação do vinho brasileiro, que trabalhou por um tempo na Dezem, e hoje mora em um lugar espetacular no meio do vale dos vinhedos, recebi o convite para ir à feira de vinhos Wine South América e para Avaliação Nacional de Vinhos que aconteceria lá em setembro de 2019. 

Werner me apresentou a grandes e pequenos produtores, além de outras pessoas importantes no mundo do vinho brasileiro. Enquanto conversava com pequenos, médios e grandes viticultores e fazia degustações, ia mordendo minha língua. 

Da simplicidade dos viticultores, enólogos, cantineiros e atendentes à super tecnologia que nossas vinícolas implementaram e ainda continuam implementado, tendo como base a cultura de vinificação do velho mundo, um “novo mundo” abriu-se a minha frente. Os preconceitos foram caindo por terra.

Um grande exemplo, de muitas vinícolas que conheci, é a vinícola familiar Boscato, localizada na Serra Gaúcha, no município de Nova Pádua, sob o comando do proprietário e enólogo Clovis R. Boscato. Eles vinificam vinhos surpreendentes, com tecnologia de ponta (um dos equipamentos que possuem faz a separação das sementes do mosto definindo assim o tanino ideal para seus vinhos).
 

Utilizam também equipamentos para monitorar por completo o terroir dos vinhedos ali plantados. Da análise do solo ao monitoramento do clima, da colheita certa das uvas à fabricação de vinhos especiais, produz vinhos equilibrados e encorpados, devido aos taninos maduros. 

Temos muito para falar sobre nossos vinhos brasileiros, aguardem os próximos capítulos.

*Dica Vnh Vinhos: Boscato Gran Cave – Uva Cabernet Sauvignon, Safra 2012. Estruturado, maduro e persistente no paladar. Saúde!  

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!