Colunas

Lentes de contato

Publicado em: 19/08/2020

Lentes de contato 

Por mais óbvio que pareça, a conservação da estrutura dental é um dos assuntos mais atuais dentro da odontologia. Isso porque o desenvolvimento de novos materiais e a evolução dos sistemas adesivos propiciou a milhares de dentistas realizarem procedimentos restauradores ultraconservadores, ou seja, com mínimo desgaste, ou, muitas vezes, sem desgaste algum.  

Quando o assunto é lentes de contato dental ou laminados cerâmicos, vemos a divulgação da falta de necessidade de desgaste para a cimentação; porém, a interação das cerâmicas com a gengiva é fundamental para a manutenção da saúde bucal. Não preparar um dente para receber uma cerâmica pode significar danos futuros à gengiva e ao osso. Por não existir um consenso científico em relação à ausência de desgaste ser confiável a longo prazo, os pequenos desgastes ainda são a melhor opção.      
 
/arquivos/images/1(1).jpg

Inicial: incisivo central escurecido e restaurado com resina. Paciente sofreu um trauma na infância
 
/arquivos/images/2(1).jpg

Desgaste realizado para faceta no dente escurecido, e leve desgaste no outro incisivo central para confecção de lente de contato
 
/arquivos/images/3(1).jpg

Final: lente de contato cimentada no dente 11 (esquerda) Faceta cerâmica no 21 (direita), e faceta de resina nos incisivos laterais
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!