Implante no mesmo dia? Sim, é possível!
Publicado em: 18/11/2020
Se você leu nossa coluna do mês passado, deve se lembrar dos altos números de pessoas com perdas dentárias que estão em busca de reabilitação com implantes dentários. A necessidade não é apenas funcional, com objetivo mastigatório, os tempos atuais exigem cada dia mais preocupação com a estética. O paciente não quer perder um dente e ficar meses com um espaço que atrapalhe sua alimentação e seu convívio social. E essa necessidade estimulou várias pesquisas para que a velocidade de cicatrização fosse acelerada, possibilitando fixar um dente (prótese) de forma rápida e segura. A carga imediata é, sem dúvida, um dos mais importantes avanços na reabilitação dentária. O procedimento proporciona aos pacientes praticidade, conforto e uma alta precisão estética.
O que muda com a carga imediata?
Com a carga imediata, o implante dentário é feito no mesmo dia. Antes, era necessário que o parafuso de titânio fixado no osso permanecesse algum tempo em processo de cicatrização (osseointegração), só após alguns meses a prótese era confeccionada.
Com o avanço obtido pela carga imediata já é possível colocar uma prótese fixa de transição (provisória) no mesmo dia, com excelentes resultados. A coroa definitiva é finalmente encaixada alguns meses depois. É um conforto deixar de usar as próteses móveis, pois elas trazem insegurança na hora de falar e se alimentar.
O resultado do tratamento é obtido de forma otimizada, resultando em menos idas ao consultório. Ambas técnicas (tradicional e carga imediata) possuem vantagens e têm como foco devolver a autoestima, a confiança e o bem-estar ao paciente. Enquanto o implante tradicional possui mais etapas, o que resulta em um tratamento mais longo, a carga imediata reduz o tempo total de tratamento.
É importante saber que para alguns pacientes, o tratamento convencional é o mais indicado, e a decisão sobre qual protocolo adotar é tomada em conjunto com o paciente após uma avaliação detalhada. Ter boa densidade óssea na área do implante e não ter bruxismo, são alguns dos critérios que possibilitam ao paciente optar pela carga imediata. Converse com seu dentista se é viável para o seu caso, o importante é ter um resultado final satisfatório, independente de ser rápido ou mais demorado.

.jpg)

