Colunas

Valongo faz checagem dos candidatos ao Governo do Paraná

Às vésperas do início da campanha eleitoral, o Valongo deu férias ao Paranhômetro para se dedicar à coleta e checagem de declarações dos candidatos ao Governo do Paraná. De início, coletamos duas declarações que passamos a checar. Mais virão nos próximos meses.

 

“Foi deputada estadual por dois mandatos - de 2003 a 2010 -, quando foi recordista de leis, com 101 projetos aprovados e sancionados”. 
Fonte: Cida Borghetti (PP), site oficial.

 

O Valongo constatou, por meio de dados da ALEP (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná), que a então deputada estadual realmente teve 101 projetos sancionados. Porém, o número não representa um recorde. Não há um ranqueamento oficial, nem é possível relacionar quantidade de leis sancionadas e qualidade do trabalho legislativo. Ainda de acordo com o portal da ALEP, existem pelo menos três outros deputados com número maior de leis aprovadas e sancionadas. O deputado estadual Tercílio Turini, num período menor em relação à governadora - de 2013 a 2018 -, teve 336 projetos sancionados e aprovados. André Bueno apresentou - entre 2011 e 2018 - 242 leis em mesma circunstância. Já o deputado Nereu Moura teve 158 leis sancionadas e aprovadas em um período maior, de 1993 a 2009. Portanto, a informação biográfica da candidata foi classificada como FALSA.

 

“O prazo médio para você montar um posto de gasolina no Paraná, para ter uma licença ambiental, são dois anos.” 
Fonte: Ratinho Júnior (PSD), Rádio CBN Cascavel, 12/07/2018.

 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Resolução 032/2016, especifica os procedimentos acerca da Licença Ambiental. Em contato com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), o Valongo apurou que não existem dados oficiais relacionados ao tempo médio para um posto de gasolina concluir o processo. Em contato com um perito de licenciamento ambiental do SINDI Combustíveis PR, foi novamente constatada a inexistência de informações oficiais. Desta forma, não há um dado oficial que indique o tempo médio da Licença Ambiental para postos de combustíveis, o que torna a declaração INSUSTENTÁVEL.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.