Colunas

Oração à pipoca!

Publicado em: 13/12/2019


Olhe para a foto acima. Olhou? Agora pense sobre a sua condição humana, faça como estas crianças e agradeça. A cena foi captada por Sabrina Conde, pedagoga e voluntária de um projeto do Sicredi no Haiti. Na foto, crianças de um orfanato oram espontaneamente diante de pequenos pratinhos de pipoca. Tanta privação e tanta riqueza numa imagem só!

A “oração à pipoca” é intrigante por si só. Ela nos leva a várias reflexões. É um olhar para dentro. Nos rostos serenos destas pequenas criaturas, um convite para o silêncio. No agradecimento comovente, muita ternura. São crianças que nada têm e tudo têm. Ricas daquilo que não se compra, nos fisgam pela verdade. 

E a verdade delas pode assustar. Confesso que me senti assim. Vi dor e vi sofrimento. Paradoxalmente, vi um rasgo de felicidade. E vi também civilidade e resignação. “Seja grato a quem o faz voltar, seja qual o motivo, para o espírito”, nos segreda o poeta persa do século 13 Mevlana Muhammad Rumi. E retornar ao espírito é também retornar ao coração!

Então, que a partir deste belo exemplo sejamos capazes também de agradecer. “Gratitude” é atitude perante a vida. É entender a nossa incompletude. É enxergar beleza e encantamento até mesmo num simples prato de pipoca! Merci, Haiti! 
Obs. Antes da visita, as crianças foram indagadas sobre o que queriam de presente das voluntárias. A resposta foi unânime: pipoca! 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!