Colunas

257 anos de atraso!

Publicado em: 18/03/2020

“Necessitamos, sim, de programas, iniciativas, ações e patrocínio para alcançarmos um mundo mais igualitário e justo para todos nós”
Gisele Gomes

É isso mesmo! Mulheres terão de esperar mais de dois séculos por igualdade no trabalho, segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial. O tema, abordado na coluna da estreia da embaixadora da Global Women’s Leadership Network/Woccu no Brasil, Gisele Gomes, é inquietante. 

E, discutir isso em nossa “aldeia” é premente. Faço parte de um núcleo de mulheres empreendedoras e, confesso, não há um discernimento sobre quais caminhos seguir. Há uma vontade de fazer. Há um desejo de ver um protagonismo feminino autêntico, mas as ferramentas são poucas. Discutir equidade de gênero é quase um pecado mortal. Por quê? Porque o assunto caiu na vala comum da hostilidade e do fanatismo. 

Não se trata disso. Trata-se de aproximar homens e mulheres. Trata-se de discutir ações para avanços. Trata-se de dar visibilidade. Trata-se de construir um diálogo saudável e, claro, estender a mão. Enquanto organizações do mundo inteiro estão realizando ações neste sentido, muitas vezes, por razões óbvias, nos fechamos em nossos “mundinhos” e replicamos conceitos que são verdadeiros obstáculos à civilização.

É por isso que Aldeia, a partir deste mês, abre este canal. Gisele Gomes vai falar para vocês, mulheres e homens! Leiam e interpretem com amor e paz. Nesta mesma linha, de lançar luz sobre alguns temas, teremos mais uma seção. A acadêmica de Letras e apaixonada por leitura, Marina Couto, assina uma coluna sobre livros. Em sua primeira resenha, toda a densidade da autora Svetlana Aleksiévitch em “A guerra não tem rosto de mulher”, uma narrativa, segundo Marina, feita de desvios. Nada de batalhas e heroísmos! 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!