Colunas

O violino desafinado

Publicado em: 19/08/2020

“Pela branda areia que lambe o mar/Sua pequena pegada não volta mais (...) Lá vai Alfonsina com sua solidão/Que poemas novos foste buscar? (...) E te vás para lá como nos sonhos/Adormecida, Alfonsina, vestida de mar”.
Alfonsina y el mar


Todos os dias eu ouço alguma canção interpretada por Mercedes Sosa. Minha música guia é “Alfonsina y el mar”. A bela composição de Ariel Ramírez e Félix Luna narra a história da poeta Alfonsina Storni que se suicidou em 1938 em Mar del Plata. A música é um hino de despedida. Impossível não se emocionar. Ao mesmo tempo em que Alfonsina avança para o mar, a música nos remete a um mergulho no silêncio. No vazio da alma. Minha vontade de sempre é segurar Alfonsina pelo braço. Não consigo. Ela morre. E morre um pouco de mim também. 

Não conheci Alfonsina, tampouco conheci Mercedes Sosa. Mas hoje, domingo, Dia dos Pais, num incrível momento de felicidade inesperada, vi um artista de rua tocando violino. Dei meia volta e parei para observá-lo. Luiz, um argentino nascido no interior, mas criado em Buenos Aires, me presenteou com seu espetáculo solo. Pedi uma canção de Mercedes. De seu violino desafinado saiu “Alfonsina”. De sua boca tímida pela ausência de dentes, a história de um caminhante sem idade, nem futuro. Apenas presente. E algumas recordações. 

Entre elas, o privilégio de ver Mercedes Sosa cantando. Em pouco mais de 15 minutos de conversa na esquina da Av. Brasil com a Barão do Rio Branco, Luiz descreveu tão detalhadamente o show que me senti em frente à própria La Negra. Deixei uns trocados para o violinista e segui pedalando e pensando que na maioria das vezes quem nada tem, tudo tem! Impossível traduzir o universo que aquele errante hermano carrega dentro de si. Talvez nem ele saiba...

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!