A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Pensata

Rejane Martins Pires
É jornalista e editora da Revista Aldeia.

O que tem tá aí!

Publicado em: 20/09/2021
“Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. 
Cozinhar é um modo de amar os outros”
                                                - Mia Couto 
 
“O que tem tá aí!”. Era assim que minha avó paterna, Clara Mossmann, anunciava o almoço ou jantar quando recebia alguma visita não programada e, claro, indesejada. Com o famoso “O que tem tá aí”, que virou  bordão na família, dona Clara já cortava o mal pela raiz. Nada de mimimi. Se gosta, come. Se não gosta, fique calado. Que eu saiba, nunca ninguém reclamou. 

Para ela, reclamar de comida era um grande desrespeito! Um insulto! Não para menos. Passou por grandes privações. Perdeu a mãe vítima de tifo ainda menina, cuidou dos irmãos mais novos e, quando casou, nunca mais voltou para ver parente algum. Não sobrava um vintém. Por sorte, meu avô José era um cavalheiro doce e afetuoso que acalentava o coração da esposa com réstias de esperança. 

Ela viveu 83 anos. Ele, 79. Das poucas lembranças que tenho, as principais vêm dos hábitos alimentares. Meu avô adorava melado com farinha de mandioca. E minha avó fazia um pirão de ovos como ninguém. Comida de verdade, dizia ela. Simples, mas de sustância. E o tal pirão está vivíssimo entre nós...

Dia desses, a pedido da Julia (bisneta), minha mãe fez para o almoço. Nem deu tempo de falar “O que tem tá aí”, acabou! Como pode uma mistura de água, sal, ovo e farinha de mandioca ser tão saborosa? Talvez a resposta esteja nas memórias, passada e futura. Ou na simplicidade dos ingredientes. Ou ainda na valorização do alimento como algo sagrado, símbolo de amor e comunhão!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751