A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Pensata

Rejane Martins Pires
É jornalista e editora da Revista Aldeia.

E a mandioca, cozinha bem?

Publicado em: 20/06/2022
“Se lhe pedirem para ser varredor de ruas, varra as ruas como Michelangelo pintava, como Bethooven compunha ou como Shakespeare escrevia”
- Martin Luther King

Quando vou à feira, sempre faço esta pergunta idiota: “E a mandioca, cozinha bem?”. Sim, idiota porque até hoje ninguém respondeu: “Não, não cozinha!”. É claro, se falarem a verdade, não vendem. Quem vai comprar mandioca que não cozinha? 

Entre as mentiras, destaco as melhores: “Vinte minutos na pressão e pronto!”, “Chega a desmanchar”, ou ainda: “Nem precisa de pressão”. Na verdade, só de olhar a mandioca a gente sabe, mas eu sempre acredito no blábláblá do vendedor. E, nisso de acreditar, já comprei mandioca de todo tipo. As que desmancham, as encruadas, as fiapentas. Para ser justa, as macias também!

Quem já viveu no sítio, sabe muito bem que o cultivo da mandioca tem alguns segredinhos. Minha mãe plantava mandioca na lua minguante. Antes, ela preparava bem o solo, fazendo sulcos. Cortava as manivas (caules) com um facão e, na hora do plantio, era nossa vez de ajudar: colocávamos uma a uma na horizontal e cobríamos de terra. 

Ai de jogar de qualquer jeito ou torto, já ralhava! Precisava ser tudo alinhado, um capricho! Lá em casa, tinha esse ditado: se for fazer algo, faça bem feito! Até mesmo plantando mandioca eu tive aprendizados simples que fazem toda a diferença em meu trabalho como jornalista! Viva a mandioca! 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751