A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Pensata

Rejane Martins Pires
É jornalista e editora da Revista Aldeia.

Escolha o essencial

Publicado em: 13/07/2022
“O essencial é aquilo que, se nos fosse roubado, morreríamos. O que não pode ser esquecido. Substância do nosso corpo e da nossa alma”
Rubem Alves

"Se você estiver em paz, você está vivendo no presente”. Este aforismo do Tao-Te-Ching, livro sagrado do taoismo, traz lições poderosas. Reféns do passado e futuro, deixamos de viver o presente. Tudo vira expectativa para o amanhã.

Quando se vê”, escreve o poeta Mário Quintana, “já é sexta-feira”. E diz mais: “Quando se vê, já terminou o ano. Quando se vê, passaram 50 anos. Agora é tarde demais para ser reprovado. Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio”.
 
Por natureza própria, eu sempre vivi no presente. E, as vezes que me perdi, fiz meu próprio resgate. Viver no presente não significa não ter passado e não sonhar com o futuro.

Nem significa sair por aí dando a louca porque só se vive uma vez, porque a vida é curta... Não é isso. Significa você estar inteiro para o agora, ter ação, ter foco, observar os detalhes, não se perder em fantasias, e, principalmente, ter autonomia de escolher o essencial.

Há muito tempo, entre as milhares de coisas que se impõem aos nossos sentidos e nos atropelam, decidi ficar com o essencial. O essencial não está no excesso. Tampouco no fútil. Muito menos na comparação. O essencial para mim é aquilo que vale a pena.

É o simples. É aquilo que não se compra. É o que brota do coração. O essencial é autoconfiança, serenidade. É a alegria de viver em paz com o que “se é” e o “que se tem”. Sem devaneios!
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751