Seu pet já foi ao dentista?
Publicado em: 16/10/2020
Isso mesmo! Seu pet também deve ir ao dentista, veterinário logicamente. O dentista veterinário é o profissional adequado para cuidar da boca dos animais. Ele é formado em Medicina Veterinária e passa por uma especialização de dois anos em Odontologia Veterinária; só depois dessa especialização ele estará apto para tratar problemas relacionados à saúde oral, que vai muito além dos dentinhos.
Entre os tratamentos feitos pelo dentista veterinário estão: restaurações, tratamento de canal, ortodontia, odontopediatria, próteses, neoplasias orais, fraturas, entre outros. Os pets devem fazer acompanhamento de rotina a vida toda, desde filhotes. Mas, quais são os cuidados para se prevenir doenças mais graves?
• Levar o pet ao dentista periodicamente
• Escovação dentária diária
• Dar uma dieta saudável ao pet
• Evitar ossos defumados, brinquedos de nylon ou muito duros, pois podem causar fraturas dentárias
• Nunca deixar seu animal passar por qualquer procedimento odontológico sem anestesia geral e sem a presença de um médico veterinário anestesiologista presente.
Cuidar da saúde oral é cuidar da saúde total do seu pet. Uma boca inflamada é igual a um organismo inflamado. Por mais que na maioria das vezes não demostrem, os pets têm muita dor quando apresentam doenças orais. Não deixe seu animal em sofrimento, procure sempre um profissional especializado para garantir o melhor tratamento a ele.
Soraia S. Zimermann
CRMV-PR 16418
Médica Veterinária
Especializada em Odontologia Veterinária