Colunas

Gatos também vão ao dentista

Publicado em: 12/02/2021

/arquivos/images/the-cat-on-white-background.jpg

Gatos são animais muito especiais e companheiros, além de combinarem completamente com o estilo de vida que os humanos estão levando atualmente. E, 80% dos gatos em idade adulta têm algum problema oral, isso devido à falta de escovação dental e visitas regulares com o dentista veterinário. Os três principais e muito graves são:

•    Doença periodontal: é o agravamento de problemas orais causado pela falta de higiene bucal, pode ser identificada pelo mau hálito, gengiva avermelhada, perda dentária, entre outros. 

•    Complexo estomatite gengivite felino: doença caracterizada por intensa inflamação na cavidade oral, fazendo com que o gato sinta muita dor, deixando de se alimentar, tenha mau hálito, babe muito. Doença de difícil resolução e que necessita de tratamento correto e assertivo.

•    Lesão de reabsorção dentária felina: uma lesão erosiva do elemento dental, que acomete os dentes permanentes dos felinos. De causa ainda desconhecida, causa dor, halitose, falta de apetite e perda de peso. Muitas vezes tem seu diagnostico negligenciado, pois para se saber realmente a extensão da lesão deve-se fazer o exame radiográfico. O tratamento mais efetivo ainda é a extração dos dentes acometidos, tendo em vista que não se tem ideia de como a doença pode progredir ao longo do tempo.

E aí? Como anda a saúde oral do seu amigo felino?







 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!