Colunas

E o transporte público, como vai?

Publicado em: 21/10/2019

Cascavel segue a cartilha do tráfego seguro, num país onde tudo nesta área está paralisado. Agora é lutar pela sustentabilidade e acessibilidade de custos no transporte

Embora há muito tempo se discuta intensamente os problemas da mobilidade urbana no país, a situação nas grandes cidades, nesse setor, é desanimadora.

É que passado o calor das campanhas eleitorais, as promessas dos candidatos sobre melhoria do transporte público são logo esquecidas e não entram na prioridade dos governantes.

Não podemos esquecer, porém, que em meta aprovada pela ONU durante a Cúpula de Nova York, em 2015, com a participação dos 193 estados membros das Nações Unidas, incluindo o Brasil, houve o comprometimento de proporcionar um transporte seguro, sustentável e a preço acessível para todos até 2030.

Nossa cidade está na frente no que diz respeito a transporte público. Mudanças significativas voltadas a melhorar a qualidade de vida dos passageiros e à organização do trânsito urbano foram implantadas em nosso sistema em Cascavel, que possui uma frota de 154 ônibus, todos adaptados com elevador para cadeira de rodas, ou seja, 100% dos veículos com acessibilidade. Gestantes, idosos e pessoas com deficiência física têm bancos reservados em locais privilegiados, conforme prevê a lei. 

É o nosso Transporte Humanizado de Qualidade (THQ) que trafega no centro da cidade em canaletas exclusivas para o transporte coletivo, ciclovias, faixas de segurança para pedestres, melhoria das calçadas, equipamentos de convivência nos canteiros centrais, permitindo um saudável compartilhamento e convivência no espaço público, além da nova sinalização com centenas de faróis para pedestres, assim como barreiras nos pontos de desembarque, que impedem que o passageiro passe pela frente do ônibus e o conduzem até a faixa de pedestres.

Cascavel, portanto, segue a cartilha do tráfego seguro, num país onde tudo nesta área está paralisado. Agora é lutar pela sustentabilidade e acessibilidade de custos no transporte.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!