Colunas

Crianças no trânsito

Publicado em: 13/02/2020

Caminhe com seu filho, mostrando como se comportar de forma correta e escolha caminhos seguros, com poucas ruas para atravessar

Os pais são o principal modelo para o comportamento da criança no trânsito. Tudo o que você faz está sendo atentamente observado por seu filho; portanto é a partir da primeira infância que ensinamos o comportamento adequado para os futuros motoristas e usuários das vias. Além da conversa para que as crianças assimilem e adotem um comportamento seguro, é essencial que os pais deem o exemplo. Caminhe com seu filho, mostrando como se comportar de forma correta e escolha caminhos seguros, com poucas ruas para atravessar.

Provavelmente as crianças também aprenderão regras de trânsito na escola. É o recomendável pela Organização Mundial da Saúde. Portanto compartilhe as informações com elas para aprender novas dicas e aplicá-las com seus filhos. Não permita que uma criança menor de 10 anos atravesse uma rua sozinha. É muito importante que um adulto acompanhe o pequeno pedestre, segurando-o firmemente pelo pulso. As crianças têm dificuldade em julgar a distância e a velocidade em que os carros estão transitando.

Vista as crianças com roupas de cores claras e fortes, ou com detalhes reflexivos quando forem sair à noite ou ao entardecer, para que elas sejam facilmente identificadas pelos motoristas. E lembre-se sempre, as brincadeiras devem ficar longe das ruas. Também é muito perigoso deixar crianças brincando em entradas de garagem, estacionamentos e quintais sem cercas. Jogos com bola, skate, patins ou bicicletas devem ser feitos em parques ou ciclovias.

Felizmente nossa cidade é dotada de várias áreas de lazer, como a principal artéria, a Avenida Brasil, com sua ciclovia e pontos de convivência e entretenimento para a população, através de quiosques, pistas de caminhada e playgrounds. Além de uma rica instalação semafórica, que compreende cerca de 14 faróis em cada um dos 20 cruzamentos da via para a travessia de pedestres e faixas de segurança.Temos ainda a região do Lago Municipal e inúmeros parques e Centros de Lazer espalhados pela cidade. Atuação fundamental para prover mobilidade com segurança, cidadania e qualidade de vida para adultos e crianças.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!