Colunas

Valongo nas eleições: pega na mentira.

Publicado em: 06/04/2020

Inspirado nas agências e organizações de fact-checking que compõem a International Fact-Checking Network (IFCN), o Valongo foi criado em 2016 para contribuir com o debate público local e reforçar ações de fiscalização da atividade política.

Por meio de ferramentas de checagem, o grupo se compromete com princípios norteadores como apartidarismo e transparência do método, das fontes, do financiamento e nas correções. As atividades do Valongo tiveram início durante as eleições municipais de 2016, quando coletou declarações dos candidatos à Prefeitura de Cascavel, desde publicações em redes sociais até entrevistas e debates para informar quais declarações eram falsas, verdadeiras ou nem tão verdadeiras assim.

Em 2018 foi a vez de repetir o trabalho com os candidatos ao governo do Paraná e, dessa vez, o Valongo utilizou novos meios para chegar até o eleitor. Além das checagens na íntegra - no site - e de resumos nas redes sociais, apostou nos vídeos e checou declarações dos debates televisivos em tempo real.  

Outro modelo de checagem é o das promessas de campanha, que já vem sendo feito com o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, no Paranhômetro, que deve ser finalizado no encerramento do primeiro semestre de 2020, quando o grupo já estará preparado para coletar declarações dos novos candidatos a prefeito.  

O Valongo é mantido por meio de doações, que podem ser feitas por qualquer pessoa que entre em contato pelo Facebook ou Instagram. Quem quiser enviar sugestões de checagem também pode fazê-lo pelas redes sociais. Quer colaborar com o projeto de outras formas? Ajude a torná-lo cada vez mais conhecido, compartilhando as publicações com os amigos e pedindo-os para fazer o mesmo!

Até o final das eleições, o Valongo vai publicar na Aldeia informações sobre o andamento do Paranhômetro, além de dicas para não cair em fakenews e pesquisar antes de escolher seus candidatos.

O Valongo é comandado pelo empresário Vinicius Valero Pereira e pela jornalista Ana Zimermann.

facebook: /valongochecador
instagram: @valongochecador



 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!