
Vamos Plantar
Olga Bongiovanni
É apresentadora, jornalista e radialista. Todos os meses escreve a coluna Vamos Plantar
Brinco-de-índio
Publicado em: 19/03/2019
O brinco-de-índio é uma árvore ornamental que fornece sombra fresca no verão, por ter uma copa ampla e frondosa. Suas flores são uma beleza à parte
Brinco-de-índio (Cojoba arborea), com flores e sementes que lembram o brinco utilizado pelos índios, é uma árvore não muito alta, mas de copa generosa. Oferece uma sombra muito aconchegante, apreciada por todos os tipos de pássaros.
Essa planta é originária da América Central, Caribe e costa oeste da América do Sul com clima tropical. Chega a medir entre 5 a 10 metros de altura, cresce rápido e suas flores são inflorescências solitárias, brancas, em forma de "pompom", que surgem durante a primavera.
Os frutos de 13 a 17 cm de comprimento são vagens vermelhas, deiscentes (que expõem suas sementes), retorcidas e partidas em dois, apresentam sementes negras que aparecem no verão.
Não é muito exigente quanto ao solo, mas cresce e se desenvolve melhor com boa adubação. Gosta de sol pleno, sendo sensível a geadas. Sua reprodução acontece por sementes de rápida germinação. Vem sendo empregada como árvore ornamental pela copa densa, larga e baixa.
Aqui em Cascavel podemos contemplar sua beleza em várias ruas, mas se você deseja cultivar o brinco-de-índio em sua calçada basta ir ao viveiro municipal, onde fornecem mudas.