A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Vamos Plantar

Olga Bongiovanni
É apresentadora, jornalista e radialista. Todos os meses escreve a coluna Vamos Plantar

Plantar bem para comer melhor

Publicado em: 24/09/2019
Durante muito tempo fez parte da cultura de nosso país cultivar hortas no quintal de casa.

Com o crescimento das cidades e a necessidade de jornadas de trabalho cada vez mais exigentes, aos poucos esse hábito foi sendo deixado de lado. Isso também acontece mundo afora, mas, de tempos para cá, as pessoas têm mudado seus hábitos. Seja cultivando temperinhos em vasos, floreiras ou num modesto canteiro de hortaliças. Buscam produtos mais naturais, se possível orgânicos, para uma alimentação consistente.
 
Estima-se que hoje 27 milhões de brasileiros cultivam hortas, em sua maioria urbanas, número esse em crescimento constante. Contribui para isso, em grande parte, a proliferação das hortas comunitárias, mantidas por associações de bairros, escolas, prefeituras ou por vizinhos que resolvem utilizar terrenos que antes eram abandonados.

Em Cascavel, com incentivo da Prefeitura Municipal e de algumas associações, as hortas comunitárias são uma realidade capaz de gerar, além de alimento, fonte de renda para muitas famílias. Infelizmente, os hábitos alimentares de verdura no país ainda estão muito abaixo da meta recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). 

Uma boa alimentação, além de tudo, gera economia nos gastos com saúde para combate de doenças crônicas como hipertensão, obesidade e tantas outras. O segredo é comer alimentos o mais natural possível e de boa procedência. É isso que as hortas urbanas oferecem, alimentos de boa qualidade, com pouco ou nenhum emprego de venenos ou químicos prejudicais.

Muita gente pode ocupar parte do seu tempo dedicando-se a plantar, cuidar e colher, atividade que relaxa e funciona para diminuir o estresse, aproximar as pessoas, conscientizar crianças, dando a elas a oportunidade de ficar mais próximas dos ciclos de vida das plantas, um contato sadio com parte da natureza.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751