Colunas

Lembrança com gosto de felicidade

Publicado em: 13/12/2019


Sempre cultivei ou ajudei a cultivar muitas plantas, algumas me dei a admirar, mas uma em especial me traz recordações especiais: a ipomeia

Algumas flores fazem parte do nosso cotidiano, ficam espalhadas a esmo, como fossem um mato qualquer. Dessas plantas corriqueiras, muitas vezes carregamos lembranças que remetem a momentos marcantes. Sempre cultivei ou ajudei a cultivar muitas plantas, mas uma me traz recordações especiais: a ipomeia.

Num cercado, do caminho da escola, crescia uma trepadeira da qual as folhas chamavam muito minha atenção, fosse pelo formato, pelas cores ou ainda pelas flores estreladas, parecidas com pequenas cornetas. Em alguns dias, o trajeto ficava mais longo dada a minha crescente curiosidade. Ficava boba com tanta beleza. Quando florida, sempre repleta de abelhas e muitos outros insetos, presenteava-nos com uma sensação de plenitude.

Mesmo nos dias mais corridos, aquela parte do caminho era de paz e equilíbrio. Naquele cercado, a vida acontecia fervilhante, colorida, intensa. Uma coisa que lamento um pouco é que naqueles tempos, que não eram fáceis, não tive a possibilidade de ter uma câmera fotográfica para eternizar um pouco daquele cenário mágico. Hoje sei que há uma enormidade de espécies de ipomeias, algumas simples, outras bem sofisticadas. 

Dão flores lindas, atraem um sem número de polinizadores e todas elas resgatam na minha lembrança aquele tempo do caminho da escola. Tempo bom de alegria, esperança e encantamento. Tudo era simples, delicado e maravilhoso. Sinto que precisamos de mais pausas, de observar mais, de nos deixar maravilhar pela simplicidade que habita as grandes e as pequenas coisas. Um pequeno pedaço do caminho pode conter riquezas que vão nos permitir transformar cada dia num milagre.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!