Colunas

As cores do Natal

Publicado em: 15/12/2017

Nessa época do ano as casas se enfeitam com essa planta conhecida como Bico-de-papagaio ou Flor-do-natalO seu nome científico é Euphorbia pulcherrima e é originária do México. Muitas pessoas não sabem, mas ela não floresce somente no Natal, e sim de outubro a fevereiro. Tem folhas em vários tons de verde, já no “miolo” elas são vermelhas semelhantes a pétalas, com a função de atrair insetos polinizadores e proteger as pequenas e delicadas flores da planta. Há também exemplares com outras cores nas folhas centrais: branco, creme, amarelo, cor-de-rosa, alaranjadas ou mistas.

É versátil, trata-se de um arbusto lenhoso que pode atingir a altura de até quatro metros. Devidamente podada pode ser cultivada com sucesso em vasos de médio porte. O manuseio com a planta exige cuidados. O látex das folhas, flores, galhos e do tronco é altamente tóxico, causador de irritações e alergias para pele e os olhos. Quando ingerido provoca vômitos, diarreia e náuseas, podendo até estabelecer um quadro preocupante, mas não é letal, portanto é seguro colocá-la fora do alcance de animais domésticos e crianças.
Então uma dica quando passar o Natal tire-a do vaso e plante no jardim, logo terá um belo arbusto. Feliz Natal!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.