Colunas

A flor que acalma desde o primeiro olhar

Publicado em: 13/03/2018

Flor de São Miguel (Petrea subserrata) ou viuvinha, pétrea, entre muitos nomes, variando de região para região. Trata-se de uma trepadeira nativa da América do Sul, bastante presente em todas as regiões do Brasil. Ideal para pérgolas, caramanchões, ao lado de muros, como cerca-viva ou em pórticos. Atinge até oito metros de altura desde que bem conduzida e firmemente apoiada para sustentação.

 

Oferece abundantes cachos com flores pequenas, estrelados, de um azul muito especial ou de um branco delicado. Apresenta grande quantidade de galhos e farta folhagem. Tem grande valor ornamental e pode ser cultivada em conjunto com outras trepadeiras como a primavera criando um lindo contraste de cores tanto de flores como de folhas.

 

 

A viuvinha floresce basicamente entre o inverno e a primavera. Tolerante ao clima frio, também se adapta a temperaturas mais elevadas. Aprecia o sol pleno e solo rico em nutrientes. A reprodução principal é por sementes, sendo possível por estaquia, mas com menos eficiência. Deve ser cultivada a sol pleno. Cultivei por muitos anos uma com flores azuis, essa da foto, e posso garantir que é um espetáculo de beleza que atrai muitos pássaros e borboletas.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.