Colunas

Cebolinha verde!

Publicado em: 10/07/2018

Além de deixar as receitas mais bonitas e com frescor inconfundível, a cebolinha é uma importante aliada da nossa saúde

 

 

Crocante e com aroma marcante, é muito frequente a presença dela picadinha em saladas, refogados, molhos, recheios de tortas e muitos outros pratos que ganham frescor e bastante sabor com o toque verde de suas rodelas fininhas. De qual erva estou falando? Da cebolinha verde (Allium fistulosum), conhecida ainda como cebolo, cebolinha-de-folha,  cebolinha comum ou simplesmente cebolinha. Provavelmente originária da fria Sibéria, adaptou-se bem à Europa. As folhas altas e grossas são fáceis de cultivar por se adaptarem às diversas condições climáticas, embora necessitem de exposição diária ao sol para o completo desenvolvimento. 


É fácil plantar cebolinha em vasos, caixas, floreiras ou na horta de casa. Muitas pessoas perguntam qual o tempo certo de plantar, aprendi com minha mãe que cebolinha planta-se o ano inteiro, ela até chamava de cebolinha-do-ano-todo. Como é maravilhoso colher a cebolinha fresca enquanto você prepara a comida, cortar as rodelas e acrescentar crocância aos pratos do dia a dia. 


Entre outras propriedades, a cebolinha é capaz de despertar o apetite e aumentar a salivação. Daí vem aquela sensação de “água na boca” quando a gente come um omelete salpicado com ela. Também é um reforço importante para combater resfriados e outros sintomas respiratórios. Essa folhinha é poderosa porque contém sais minerais, fibra e vitaminas em boa concentração. Para quem apresenta problemas digestivos, se transforma em uma importante aliada. O consumo de cebolinha crua, em saladas ou até em sucos, pode ajudar os diabéticos porque reduz o índice glicêmico. Estudos indicam que reduz o colesterol e pode afinar o sangue (é da família do alho e da cebola, que têm o mesmo efeito). Além de tempero, combate a ação de bactérias e eventuais infecções.


Todas essas propriedades estão contidas na espécie da planta que é a mais cultivada no Brasil, não confundir com a Allium schoenoprasum, também conhecida como cebolinha de folhas finas ou galega que é a variação europeia da planta. Na minha plantação deixei algumas plantas florescerem para fazer este vaso.
Se você quer começar uma pequena horta, que tal começar plantando cebolinha? Vamos plantar!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.